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Opsahl, da Electronic Frontier Foundation: “o que vocês me dão em troca?” | Scott Beale/Laughing Squid)
Opsahl, da Electronic Frontier Foundation: “o que vocês me dão em troca?”| Foto: Scott Beale/Laughing Squid)

Liberdade

EUA pretendem regular provedores

O presidente da Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC, sigla em inglês) defendeu na semana passada a regulação dos provedores de acesso à internet, para garantir "a neutralidade da rede" e o "acesso de todos", o que poderá ser tornar uma lei no Congresso. A proposta de Julius Genachowski ocorre depois de a Comcast, gigante de Internet a cabo nos Estados Unidos, ter ganhado uma apelação contra a agência federal em um processo no qual impugnou os poderes da FCC.

France Presse

Com mais de 400 milhões de usuários no mundo após seis anos de existência, a rede social na internet Facebook está no olho do furacão após várias acusações de violar a privacidade dos clientes para ganhar dinheiro. As acusações foram reforçadas há algumas semanas, quando o grupo californiano permitiu aos usuários que assinalassem as páginas da internet que visitaram, o que registraria seus respectivos interesses. Para o diretor e co-fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, a evolução da rede seria essa antecipação da personalização da web, mas muitos denunciam uma nova traição à vida privada. "A internet está em um momento crucial", disse Zuckerberg ao apresentar a inovação em uma conferência em San Francisco no dia 21 de abril. "Progredimos para uma internet que permitirá divulgar os gostos e atividades a uma rede de amigos conhecidos", completou.

Mas para Kurt Opsahl, um advogado da organização de defesa dos direitos dos internautas Electronic Frontier Foundation, "passamos de uma situação onde não tínhamos um controle suficiente para outra na qual o Facebook torna públicas categorias inteiras de informações, em uma lógica de negócios". "Parece que desejam ir aos sites e afirmar: ‘temos todos estes tesouros em informações de nossos usuários, o que vocês nos dão em troca?’", completa Opsahl.

A princípio, o Facebook apresentou a ideia de tornar públicas todas as compras on-line dos usuários, mas teve que recuar após a reação furiosa dos internautas. Os diretores do Facebook afirmam que não se trata de ganhar dinheiro, já que a inovação não resulta em nada para a empresa. Zuckerberg afirma que o projeto não tem um impacto sobre o respeito à vida privada. O grupo destaca que nada é feito pelas costas dos usuários, que precisam clicar em um link para permitir o conhecimento das páginas que visitam. Mas muitos estão inquietos com a pos­­sibilidade de perfis públicos dos usuários serem divulgados. "Em troca de qualquer serviço gratuito (como o Google) é preciso dar algo em troca – neste caso, são divulgados dados de sua vida cotidiana", resume o analista independente Rob Enderle, que relativiza os riscos. "Pelo que eu sei, o Facebook não vende o nome dos usuários à máfia. Penso que é uma tempestade em copo d’água", afirma.

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