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Confira a evolução do investimento em telefonia e internet da GVT no país |
Confira a evolução do investimento em telefonia e internet da GVT no país| Foto:

A operadora de telefonia e internet banda larga GVT pretende investir R$ 1,8 bilhão em todo o país neste ano, sendo pelo menos 10% no Paraná. O investimento no país é 40% maior que no ano passado e inclui, além do fortalecimento de sua atuação nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, o lançamento do serviço de tevê por assinatura.

"Nossas prioridades de investimento este ano são ampliar a nossa cobertura e expandir nossa presença nacional, incluindo os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, e lançar o serviço de tevê por assinatura", disse ontem o presidente da empresa, Amos Genish, em teleconferência com jornalistas.

Além dos planos para 2011, a empresa também anunciou ontem seu balanço de 2010. Um ano que foi de crescimento recorde: a expansão na base de clientes de banda larga (que cresceu 58% em um ano) e na de telefonia (mais de 50%) levou a um aumento de 43% no faturamento líquido da companhia, que passou de R$ 1,7 bilhão em 2009 para R$ 2,4 bilhões em 2010. O lucro líquido chegou a R$ 372,7 milhões, quase o triplo dos R$ 131,6 milhões de 2009.

O quarto trimestre de 2010 registrou os resultados mais expressivos. O lucro foi de R$ 162,3, contra um prejuízo de R$ 21,9 milhões em igual período do ano passado. A margem Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da empresa no último trimestre, de 41,7%, é maior que a acumulada no ano. O Ebitda ajustado atingiu R$ 289,2 milhões, 56% maior que o do mesmo período de 2009.

Renda maior

Embora a empresa não tenha números sobre a participação de cada classe social, grande parte do desempenho é atribuída ao crescimento da renda dos brasileiros nos últimos anos. "Não há dúvida de que o maior poder aquisitivo da população impulsiona nosso crescimento", disse o vice-presidente de Marketing e Vendas da GVT, Alcides Troller.

O destaque de participação nos resultados foi o Nordeste, depois de a presença na região ser ampliada. No ano passado, a empresa alcançou as cidades de Fortaleza (CE), Olinda (PE) e João Pessoa e Campina Grande (ambas na Paraíba). Neste ano, a empresa quer estrear na cidade de São Paulo (no estado, já foram alcançadas Sorocaba, Jundiaí, Campinas e Piracicaba no ano passado, além de Guarulhos e Osasco neste ano) e no estado do Rio de Janeiro (onde Niterói e capital já são atendidas). Hoje, a rede da empresa chega a cem cidades, das quais 29 no Paraná, onde fica a sede.

Banda larga

O crescimento em internet foi de 58,2%, com 1,095 milhão de acessos instalados no fechamento do ano ante 689 mil em 2009. A penetração de banda larga na base de clientes residenciais, profissionais liberais e pequenas empresas saltou de 77% em dezembro de 2009 para 88% em dezembro de 2010. A GVT oferece banda larga com velocidade a partir de 5 Mbps (megabits por segundo), mas 64% dos clientes têm banda larga superior a 10 Mbps – no ano passado, eram apenas 39%.

Atuando comercialmente desde 2000, a GVT deixou de ser uma empresa de capital aberto em 2009, quando passou a ser controlada pela francesa de comunicação e entretenimento Vivendi. Em 2010, também foi lançado o Power Music Club, uma plataforma de música desenvolvida em parceria com a Universal Music.

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