• Carregando...
Fernando Haddad
Ministro da Fazenda deve anunciar novas medidas econômicas entre esta terça (26) e quarta (27) para alcançar meta de zerar déficit das contas em 2024.| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro Fernando Haddad, da Fazenda, sinalizou na manhã desta terça (26) que um novo pacote de medidas econômicas deve ser anunciado até quarta (27) para compensar pedidos do governo para aumentar a arrecadação e que não foram plenamente atendidos pelo Congresso.

Ele já havia anunciado essa possibilidade ainda na semana passada, durante um café da manhã com jornalistas, que faça o governo alcançar a meta de zerar o rombo das contas públicas no ano que vem. Dos R$ 168 bilhões necessários para cobrir o orçamento – aprovado com meta fiscal zero – apenas pouco mais da metade foi aprovado pelo Congresso neste ano.

Haddad não confirmou quais medidas devem ser anunciadas, apenas falou em soluções para corrigir “problemas no sistema tributário” brasileiro, segundo afirmou na chegada ao Ministério da Fazenda nesta manhã.

Ele disse a jornalistas que passa o dia em reuniões e vai despachar as novas medidas com o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, logo depois. A expectativa é de que estas novas medidas sejam anunciadas até quarta (27).

No café da manhã com jornalistas na semana passada, Haddad disse que foi orientado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a buscar uma solução política para a derrubada do veto à prorrogação da desoneração da folha de pagamentos, que gerou uma profunda crise entre o governo e o Congresso.

“Na semana que vem, vamos endereçar novas medidas. Estamos aguardando o que foi aprovado pelo Congresso para enviá-las. As medidas da semana que vem têm o objetivo de compensar a desoneração”, afirmou.

O ministro garantiu que serão medidas “razoáveis” e que já foram objeto de discussão na Câmara e no Senado. Também descartou a elevação de impostos e a relação com a Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico). “Temos segurança de que será uma coisa boa para o país”, completou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]