O ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse que a decisão sobre o padrão de TV digital que o país vai adotar está nas mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não tem prazo para fazer sua opção. Mesmo assim, o ministro garantiu que haverá a transmissão do sinal em caráter experimental durante a Copa do Mundo, em dez mil pontos em São Paulo.

CARREGANDO :)

"Eu tenho certeza de que ainda em setembro estaremos iniciando a operação comercial da TV digital". Hélio Costa voltou a defender o modelo japonês como sendo o que melhor atende, tecnicamente, os pré-requisitos da TV digital estabelecidos pelo país: gratuidade, mobilidade, portabilidade, e interatividade. No entanto, o ministro minimizou a sua defesa, afirmando que as contrapartidas oferecidas pelos três grupos que estão disputando o mercado brasileiro (japonês, europeu e americano) também vão ser levadas em conta.

Representantes dos modelos japonês e europeu manifestaram disposição de instalar fábricas no Brasil, mas ainda não formalizaram esse compromisso. "Estamos nessas negociações importantíssimas. Tenho certeza de que o presidente sabendo de tudo isso, vai tomar sua decisão com relação ao padrão".

Publicidade

O ministro participou do lançamento oficial de um pacote de serviços prestado pela Telemar à estação do Brasil na Antártica, a Estação Antártica Comandante Ferraz. A Telemar passou a fornecer serviços de voz, dados, internet e recepção de TV para a estação, que até agora tinha dificuldades inclusive para fazer uma ligação telefônica, o que atrapalhava as pesquisas realizadas no centro.

Veja também
  • Japoneses descartam risco de reserva de mercado na TV digital
  • Copa impulsiona pouco a venda de HDTVs na Europa
  • Representante de empresa européia discute TV digital com ministros
  • Embaixador japonês conversa com Hélio Costa sobre TV digital