• Carregando...

O presidente dos EUA, George W. Bush, nomeou nesta terça-feira o CEO do Goldman Sachs, Henry Paulson, como novo secretário do Tesouro em substituição a John Snow, que renunciou ao cargo.

Em uma cerimônia nos jardins da Casa Branca, Bush destacou a grande experiência "de toda uma vida" de Paulson e seu "grande conhecimento dos mercados financeiros", elogiando igualmente o trabalho de Sno à frente do Tesouro.John Snow deixa o Tesouro depois de três anos. Foto: Reuters O presidente afirmou ainda que Paulson manterá a política econômica da Casa Branca.

- Paulson compartilha minha filosofia de que a economia prospera quando pedimos ao povo americano para economizar, gastar e investir - afirmou Bush, que também teceu elogios a Snow por contribuir para impulsionar a economia durante sua gestão.

O nome de Paulson foi bem recebido pelo chairman do banco central americano, Ben Bernanke, segundo o qual, ele levará ao cargo uma excelente reputação no mundo financeiro e dos mercados.

- O Sr. Paulson é altamente respeitado em todo o mundo financeiro e eu estou ansioso para trabalhar com ele nesse novo cargo - afirmou Bernanke em um comunicado.

Snow, de 67 anos, estava à frente da empresa ferroviária CSX quando em fevereiro de 2003 substituiu Paul O'Neill no Departamento de Tesouro.

Paulson, de 60 anos, preside desde 1999 o Goldman Sachs. Antes que sua nomeação para o Tesouro entre em vigor, seu nome deve ser confirmado pelo Senado. Ele deve herdar uma intensa agenda, com um dos principais eixos na relação dos EUA com a China, que sofre pressão de ashington para adotar um regime cambial mais flexível.

No último fim de semana, três dos maiores jornais americanos: "The New York Times", "Washington Post" e "Wall Street Journal", já aviam informado da decisão de Snow de renunciar ao cargo.

Segundo as publicações, um dos nomes mais cotados para substituí-lo era o de Donald L. Evans, ex-titular da pasta.

Evans, de 60 anos, é um ex-homem de petróleo, como George W. Bush, e tem uma estreita relação com o presidente, do qual presidiu a campanha de 2000 para a Casa Branca.

No sábado, as especulações aumentaram com o fato de Evans ter viajado com Bush para assistir à formatura na Academia Militar dos EUA, em West Point.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]