• Carregando...

A Honda do Brasil informa em comunicado nesta quarta-feira (11) que os modelos comercializados no país apresentam especificação diferente do Sistema de Retenção Suplementar (SRS Airbag) que equipa os modelos Accord, CR-V e Civic.

De acordo com a marca, enquanto os veículos produzidos ou importados no país apresentam bolsa do tipo simples estágio (single stage), os automóveis atingidos pelo recall mundial, ano modelo 2001 e 2002, são dotados com a especificação do tipo duplo estágio (dual stage), cuja bolsa pode ser acionada com maior ou menor intensidade, dependendo da severidade da desaceleração.

A Honda anunciou que vai chamar 437.763 donos de veículos em várias partes do mundo em um recall para substituir o sistema de acionamento de seus airbags, um problema detectado há 16 meses, que já tinha obrigado a revisar outros 440 mil automóveis.

A empresa tinha anunciado nesta terça-feira (9) que serão revisados 378.758 carros nos Estados Unidos. Na manhã de quarta-feira (10), no Japão, foi confirmado que serão convocados os donos de 4.042 veículos no Japão, 41.685 no Canadá e 13.278 em outras partes do mundo.

A Honda disse que o problema pode fazer com que airbag do lado do motorista se ative com muita pressão, o que pode provocar seu rompimento. A ruptura durante um acidente pode causar graves lesões ou até mesmo a morte do motorista, segundo a própria companhia.

O recall nos EUA envolve alguns veículos dos modelos Accord, Civic, Odyssey e CR-V de 2001 e 2002 e Acura TL 2002. No Japão, outro modelo afetado é o Inspire.

A empresa disse que até este mês tinha sido informada de 12 incidentes relacionados com o defeito, embora nenhum tenha acontecido desde julho de 2009, quando a companhia realizou o primeiro recall para corrigir o problema.

"Chegamos à conclusão de que não podemos estar totalmente seguros que o sistema de acionamento do airbag do motorista nos veículos acrescentados a este recall terá rendimento adequado", disse a empresa, que nos próximos dias começará a contatar os proprietários dos veículos afetados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]