• Carregando...

A Honda Motor teve lucro trimestral acima do previsto e elevou as estimativas para o fechado do ano em mais de um terço, enquanto a terceira maior montadora do Japão se recupera da forte escassez de componentes ocasionada pelo terremoto no Japão em março.

A companhia apresentou nesta segunda-feira uma queda de 90% no lucro do último trimestre, contrariando a expectativa de prejuízo, após sofrer a maior queda de produção já vista por uma montadora desde o desastre, decorrente principalmente do atraso na entrega de peças.

A escassez coincidiu com a reformulação do modelo Civic no relevante mercado norte-americano, onde as vendas do veículo caíram em um terço em junho.

A Honda espera agora aumentar a produção entre julho e setembro em relação a junho, com a melhora do fornecimento de peças. A companhia aumentou sua previsão de vendas anuais em 135 mil veículos, para 3,435 milhões de unidades.

De abril a junho, o lucro operacional da Honda somou 22,58 bilhões de ienes (292,5 milhões de dólares), melhor que a estimativa média do mercado, de prejuízo de 67 bilhões de ienes, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.

O resultado foi impulsionado por um salto de 43% nos ganhos da unidade de motocicletas e lucro maior que o esperado nas operações financeiras.

Já o lucro líquido do período, que inclui ganhos na China, foi de 31,8 bilhões de ienes, queda anual de 88%, enquanto a receita caiu 27%, para 1,715 trilhão de ienes.

Para o ano que encerra em março de 2012, a Honda prevê lucro operacional de 270 bilhões de ienes, ou 35% acima da previsão anterior de 200 bilhões. Uma pesquisa com 21 analistas projetava lucro anual de 407,7 bilhões de ienes.

A expectativa da montadora para lucro líquido anual aumentou de 195 bilhões para 230 bilhões de ienes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]