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As minivans da Waymon, uma empresa da holding do Google. | zombieite/Flickr
As minivans da Waymon, uma empresa da holding do Google.| Foto: zombieite/Flickr

Um motorista “backup” da Waymo, empresa da Alphabet, holding do Google, assumiu o controle de uma minivan autônoma em Mountain View, Califórnia, no mês passado para evitar um carro. Ao virar o volante rapidamente à direita, colidiu com um motociclista, de acordo com um relatório de segurança exigido pela lei estadual.

O motociclista foi hospitalizado e a Waymo informou que “lamentamos que um membro da comunidade tenha sido ferido em uma colisão com um de nossos carros”.

A empresa disse em um post no blog que uma simulação das circunstâncias do acidente de 19 de outubro descobriu que seu sistema autônomo, se deixado por conta própria, teria lidado com a situação diminuindo a velocidade e “cutucando levemente a pista, evitando uma colisão”.

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A Waymo e outros desenvolvedores líderes de tecnologias de direção autônoma argumentam que esses carros devem ser testados em estradas públicas para fortalecer seus sistemas usando experiências do mundo real, que, segundo eles, melhorarão a segurança rodoviária no longo prazo. Em março, um SUV autônomo da Uber matou uma pessoa que atravessava a rua fora da faixa de pedestres em Tempe, Arizona, levando alguns órgãos de defesa do consumidor a pedir a proibição de testes em estradas públicas até que as capacidades melhorem e padrões de segurança estejam em vigor.

A Califórnia exige que os relatórios de colisão sejam enviados ao Departamento de Veículos Motorizados do estado, o que os torna disponíveis ao público. Não existe tal exigência de relatório em âmbito nacional nos Estados Unidos e as circunstâncias de colisões em muitos outros estados com tais testes permanecem desconhecidas.

“Nosso motorista não viu”

No acidente de outubro, a Waymo informou que sua minivan estava viajando em modo autônomo no El Camino Real, uma via espaçosa, quando um veículo de passeio à sua esquerda tentou evitar um caminhão bloqueando duas pistas à frente. O carro de passeio cortou a pista da minivan, de acordo com o relatório de colisão.

O motorista humano pegou o volante da minivan da Waymo e rapidamente alinhou o veículo para a pista da direita, de acordo com a empresa.

“Infelizmente, o nosso motorista não viu que um motociclista tinha acabado de passar de trás do nosso veículo para a pista da direita para nos ultrapassar”, disse Waymo.

O relatório revelou que a minivan da Waymo viajava de forma autônoma a 34 km/h antes de seu motorista assumir o controle. O motociclista estava viajando a 45 km/h, de acordo com o relatório.

A traseira e a lateral direita da minivan sofreram pequenos danos, disse Waymo. A extensão das lesões do motorista é desconhecida. Um porta-voz da polícia não forneceu detalhes adicionais.

“As pessoas são frequentemente chamadas a tomar decisões em frações de segundo com contexto insuficiente. Nesse caso, nosso piloto de testes reagiu rapidamente para evitar o que ele achava que seria uma colisão, mas sua resposta contribuiu para outra”, disse Waymo.

A empresa disse que seus motoristas humanos recebem treinamento rigoroso sobre direção defensiva e como lidar em cenários de movimentação rápida. Mas sua tecnologia vê “360 graus em todas as direções, em todos os momentos”, e que esse “monitoramento vigilante” do ambiente informa “as decisões de direção e pode levar a resultados mais seguros”.

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Não se sabe como uma pessoa poderia ter reagido de maneira diferente se na verdade estivesse dirigindo a minivan o tempo todo, em vez de tomar o controle em um momento de perigo iminente, quando se espera que as reações sejam exageradas.

Também não está claro como o sistema autônomo da Waymo interpretou o risco potencial do caminhão que estava bloqueando as faixas à frente, a obstrução que fez com que o motorista do carro de passeio se voltasse para a minivan da Waymo.

“Enquanto o foco do nosso piloto de testes estava no carro à frente, nosso sistema autônomo estava rastreando simultaneamente a posição, direção e velocidade de cada objeto ao redor”, disse a Waymo. “Crucialmente, nossa tecnologia antecipou e previu corretamente o comportamento futuro do veículo que cruzou a pista e do motociclista”.

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