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Fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais: Audi estuda voltar a produzir na unidade | Divulgação
Fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais: Audi estuda voltar a produzir na unidade| Foto: Divulgação

Incentivos

Setor é privilegiado por ter política bem definida, diz chefe da GM

O fim do boom de exportações das commodities nos países emergentes inaugurou uma fase de desafios à indústria de veículos. Os mercados, contudo, estão reagindo bem graças às políticas de governo voltadas ao setor. A avaliação é do presidente da GM na América do Sul, Jaime Ardila, e refere-se sobretudo ao regime automotivo e à redução do IPI anunciados no Brasil. "É uma indústria privilegiada por ter uma política bem definida e muito bem sucedida por parte do governo, o que nos dá tranquilidade para o futuro", afirma o também colombiano Ardilla.

Expansão

Honda vai investir US$ 440,5 milhões em sua 2.ª unidade no país

A Honda Motor anunciou ontem que vai investir US$ 440,5 milhões para construir sua segunda fábrica de automóveis no Brasil, que deve começar a produzir 120 mil veículos por ano a partir de 2015. A nova fábrica, que será erguida em Itirapina, a 200 quilômetros de São Paulo, vai dobrar a capacidade anual de produção da Honda no país, para 240 mil veículos.

A unidade vai empregar 2 mil trabalhadores, número equivalente a 13% da população da cidade, de 15 mil habitantes. A nova fábrica ficará cerca de 100 quilômetros distante da atual unidade produtiva da Honda em Sumaré (SP), aberta em 1997. Segundo a Honda do Brasil, a fábrica produzirá "um veículo compacto, da categoria do Honda Fit, considerando a forte demanda neste segmento", afirmou a montadora no Brasil, sem dar detalhes.

A instalação será erguida em meio a uma série de investimentos para aumento de capacidade de montadoras rivais.

12.235 unidades do veículo Sonic 2013 fazem parte de um recall – por risco de incêndio – anunciado ontem pela GM. Os donos devem entrar em contato com uma concessionária a partir do dia 15.

Confirmando o avanço dos planos de ampliação de sua fábrica paranaense, a Volkswagen obteve licença ambiental para mudanças na unidade de São José dos Pinhais com prazo para julho de 2015. O anúncio da licença de instalação, concedida em julho pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), foi publicado ontem no Diário Oficial. Consultada, a montadora informou que "estas licenças são processos regulares para a avaliação de possíveis ampliações".

Segundo o secretário de Indústria e Comércio do Paraná, Ricardo Barros, os planos da empresa estão "na reta final de negociação" com o governo. Falta bater o martelo em relação a incentivos fiscais, afirma Barros. O secretário adianta que entre as pretensões da multinacional estão o aumento da produção na fábrica e a criação de estrutura para parcerias.

Em março, a Audi divulgou planos de voltar a dividir a planta de São José dos Pinhais com a Volks, trazendo ao Brasil a fabricação dos modelos A3. A operação conjunta durou de 1999 (fundação da fábrica) a 2006. Conforme o governo estadual, a Volks já revelou o plano de produzir mais modelos no Paraná além das famílias Golf e Fox. Nos últimos anos, porém, os planos da fábrica foram adiados devido a atritos com o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, que tiveram seu auge em uma greve que durou 37 dias em 2011.

A licença expedida pelo IAP abre caminho para a fábrica ampliar a estrutura de logística e de armação (produção da carroceria) de veículos. Hoje, a fábrica tem área construída de 303 mil metros quadrados, onde trabalham 3,3 mil pessoas. A produção alcançou quase 221 mil unidades em 2012, o equivalente a 42% da produção paranaense de veículos.

BMW inicia obras em SC em novembro

Folhapress

A primeira fábrica da BMW no Brasil começa a ser erguida em três meses na cidade de Araquari (SC) e ficará pronta em meados de 2014, anunciou a empresa. Com investimento anunciado de aproximadamente R$ 1 bilhão, a unidade terá capacidade para produzir 32 mil carros por ano.

Com a fábrica, a montadora passa a ter isenções fiscais, como uma cota de importação de carros livre dos 30 pontos percentuais extras do IPI. Os primeiros carros nacionalizados sairão da linha de montagem a partir de setembro de 2014, segundo a BMW. A montadora, porém, ainda faz suspense sobre quais modelos de luxo serão montados no país.

Três candidatos de médio porte estão na disputa: o hatch Série 1, o sedã Série 3 e o utilitário esportivo urbano X1, que, em versões de passeio, custam de R$ 90 mil a R$ 280 mil. O potencial comercial de cada modelo no mercado brasileiro será um dos fatores para a escolha.

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