• Carregando...

O superintendente do Ibama no Piauí, Manoel Borges Castro, afirmou nesta quinta-feira (28) em Teresina (PI) que é "precipitado" atribuir o apagão do Nordeste a queimadas no Piauí. "É precipitado vincular o apagão do Nordeste à queimada no Piauí. Somente um laudo técnico vai nos mostrar as causas", disse o superintendente. As declarações do superintendente divergem das afirmações do ministro das Minas e Energia, Edison Lobão.

Em entrevista nesta quarta no Rio de Janeiro, o ministro disse que o blecaute, que deixou o Nordeste às escuras por cerca de duas horas e meia, foi provocado por uma queimada na fazenda Santa Clara, na cidade de Canto do Buriti, no Piauí.Manoel Borges disse que o laudo do Ibama ajudará a esclarecer a queimada e suas consequências para a rede elétrica."Estamos com peritos na área para apurar o fato. Somente com o laudo podemos vincular a queimada com o apagão", disse o superintendente federal no Piauí.

Ele ressalta que o incêndio na fazenda Santa Clara, ocorrida nesta quarta-feira, foi de pequena proporção e debelado a tempo. "A queimada foi de tão pequena proporção que não chegou a ser registrada no satélite que identifica os pontos de fogos no Estado", disse Manoel Borges.O laudo deverá sair no prazo máximo de 30 dias. Segundo o superintendente, devido ao período de seca, o Piauí registra aumento de queimadas neste período. De janeiro até agosto foram registrados mais de 1.700 focos de incêndio no Estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]