• Carregando...
Lavoura de milho afetada pela seca: Paraná perdeu a liderança na produção de grãos | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Lavoura de milho afetada pela seca: Paraná perdeu a liderança na produção de grãos| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

RIO DE JANEIRO - O excesso de chuvas em algumas regiões do país prejudicou o desempenho das culturas de inverno, em especial a do trigo no Paraná, e levou o Instituto Bra­­si­­leiro de Geografia e Estatística (IBGE) a revisar para baixo sua projeção da safra brasileira de 2009. Segundo o Levantamento Siste­­mático da Produção Agrícola (LSPA) relativo a agosto, divulgado ontem, a colheita de grãos deste ano deverá somar 133,5 milhões de toneladas.

A nova estimativa é 0,7% inferior à do levantamento anterior, de julho, e representa uma redução de 8,6% em relação à safra recorde colhida em 2008 – de 146 milhões de toneladas, segundo o instituto. Os números são ligeiramente diferentes dos pu­­blicados ontem pela Companhia Nacional de Abastecimento (Co­­nab), que apontou para uma co­­lheita de 134,3 milhões de toneladas em 2009, 6,8% inferior à contabilizada pela Conab no ano passado.

Trigo

A expectativa do IBGE para o trigo é que a produção caia 3,7% neste ano, para 5,7 milhões de toneladas – o consumo do produto no Brasil é bem maior, de 11 milhões de toneladas. Segundo o gerente de agricultura do instituto, Mauro An­­dreazzi, o excesso de chuvas está prejudicando a produção no Paraná, principal produtor de trigo do país, e também afeta algumas lavouras da terceira safra de feijão, no Nor­­deste.

Paraná cai

O relatório mostra que o Mato Grosso superou o Paraná e tornou-se o maior produtor de grãos do país. Isso porque, além dos prejuízos causados ao trigo pelo excesso de chuvas, os produtores paranaenses também foram afetados pela forte estiagem do primeiro semestre, que derrubou a produtividade das lavouras de soja e milho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]