• Carregando...

O Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) decidiu ontem, por unanimidade, manter o calendário inicial de divulgação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua). Em nota, a diretora de Pesquisas em exercício, Zélia Bianchini, informou que a tabulação dos resultados do estudo, referente ao primeiro trimestre de 2014, está "em fase de finalização", o que possibilitará sua divulgação no dia 3 de junho, conforme o cronograma original.

A decisão vale não só para a próxima divulgação, mas também para as programadas nos dias 28 de agosto (2.º trimestre de 2014) e 6 de novembro (3.º trimestre de 2014). O anúncio da decisão de suspender o calendário de resultados da Pnad Contínua em abril levou duas diretoras a pedirem exoneração de seus cargos e detonou uma crise institucional no órgão. Coordenadores e gerentes de áreas do IBGE ameaçaram colocar seus cargos à disposição, enquanto funcionários realizaram protestos e ameaçaram greve.

A suspensão ocorreu após parlamentares terem questionado a metodologia de cálculo da renda domiciliar per capita da Pnad Contínua. As estimativas servirão de base para o rateio do Fundo de Participação dos Estados (FPE), conforme definido pela Lei Complementar 143/2013.

Em nota divulgada ontem, o IBGE informou que os estudos para a mensuração da renda domiciliar estão sendo realizados por um grupo de trabalho e que o cronograma contém ações que devem ser desenvolvidas até o fim do ano, de forma que o prazo estipulado pela lei seja cumprido.

Para a presidente do IBGE, Wasmália Bivar, a mobilização do corpo técnico precisa ser "de alguma forma louvada". Ela espera que, com a decisão de ontem, as questões internas se resolvam. "Tivemos, sim, uma crise de comunicação entre a diretoria da casa e o corpo técnico, mas acho que não é nada inconciliável num prazo mais longo. A formação do grupo de trabalho é um demonstrativo de maturidade de ambas as partes", afirmou Wasmália.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]