Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
telecomunicações

Ibope fará pesquisa para verificar processo de implantação da TV digital

Sistema analógico só poderá ser desligado no país em 2018 se pelo menos 93% dos 66 milhões domicílios tiverem a nova tecnologia

A primeira pesquisa será realizada pelo Ibope na cidade piloto Rio Verde, Goiás, a partir do próximo dia 24 até o dia 3 de agosto | Gilberto Abelha/Gazeta do Povo
A primeira pesquisa será realizada pelo Ibope na cidade piloto Rio Verde, Goiás, a partir do próximo dia 24 até o dia 3 de agosto (Foto: Gilberto Abelha/Gazeta do Povo)

O Ibope foi o instituto escolhido para realizar as pesquisas de aferição de quantos domicílios contam com o sistema de TV digital no país. A decisão foi tomada nesta quarta-feira pelo Grupo de Implantação do processo de TV digital (Gired). A primeira pesquisa será realizada pelo Ibope na cidade piloto Rio Verde, Goiás, a partir do próximo dia 24 até o dia 3 de agosto. Em Brasília, o período da pesquisa será de 10 a 19 de agosto.

Para que o sistema analógico seja desligado no país no final de 2018, pelo menos 93% dos 66 milhões domicílios brasileiros deverão contar com a TV digital. E por isso será feita a pesquisa com o mapeamento dos domicílios que já contam com televisores e receptores digitais.

O presidente do Gired e diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Rodrigo Zerbone, disse que nos dias 25 e 26 do próximo mês já serão conhecidos os resultados dessas primeiras pesquisas e poderão ser feitas as análises sobre quais são os pontos que precisam ser melhorados para ela ser ampliada para as outras cidades.

Conversores

A distribuição dos conversores para os sete mil beneficiários do Bolsa Família em Rio Verde, deverá começar no final de setembro, disse Rodrigo Zerbone. O sistema analógico na cidade será desligado até o final de novembro e ela está sendo usada como o primeiro teste do processo total de implantação da TV digital. Em Rio Verde, será montado um local em que as famílias poderão agendar o dia em que irão buscar os conversores e as antenas e também tirar dúvidas, por exemplo, sobre a instalação dos equipamentos.

A expectativa é de que na próxima reunião do Gired, que poderá acontecer ainda no final deste mês, seja definido qual será o fabricante dos conversores que serão distribuídos os cerca de 13,8 milhões de beneficiários do Bolsa Família. Eles vão receber gratuitamente os conversores de TV digital.

Mas o modelo que será distribuído as famílias do programa terá uma interatividade mais limitada do que a pretendida pelo governo. Ele não será fabricado com um modem para o canal de retorno, apesar de permitir a recepção desse módulo posteriormente. O conversor contará com o sistema Ginga C, mas não terá conexão bluetooth, WiFi e nem modem 3G embutido. A garantia do aparelho será de um ano.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.