• Carregando...

Embalada pelo cenário externo mais positivo e pelo exercício de opções de ações, a Bovespa teve a quinta alta seguida nesta segunda-feira. Apesar do bom humor, especialistas do mercado ainda mantém cautela.

"O mercado ainda está em compasso de espera para ver o que vai acontecer lá fora", resumiu o analista econômico da Win Trade, José Góes.

O Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, encerrou o dia a 54.651 pontos, com alta de 2,20 por cento. O giro financeiro do pregão ficou em 8 bilhões de reais, inflado pelos 2,37 bilhões de reais do vencimento de opções.

Com o resultado desta segunda-feira, o Ibovespa acumula alta de 3,2 por cento desde semana passada. Para Góes, quando o patamar de 55 mil pontos do Ibovespa for atingido, o mercado poderá buscar algo próximo entre 57 mil e 58 mil pontos.

Na semana passada, o índice chegou a cair abaixo de 50 mil pontos ao ter na segunda-feira o pior dia desde a crise de 2008, ao despencar 8,08 por cento, em meio a preocupações com a dívida de Europa e dos EUA e com o crescimento global.

Apesar da recuperação, a luz amarela continua acesa. Os agentes econômicos querem saber como os governos da zona do euro vão tratar os problemas fiscais na região. Nesta terça-feira, por exemplo, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, terá um encontro com a chanceler alemã, Angela Merkel.

Enquanto isso, os mercados externos mantiveram a recuperação, ajudando a bolsa paulista a ganhar ânimo. O Dow Jones encerrou o dia com ganhos de 1,9 por cento, enquanto o Standard and Poor's 500 subiu 2,18 por cento. O indicador de tecnologia Nasdaq teve elevação de 1,88 por cento.

Notícias sobre fusões e aquisições --como a compra da Motorola Mobility pelo Google por 12,5 bilhões de dólares -- elevaram a confiança dos investidores. A notícia de que a economia do Japão encolheu menos que o esperado também empolgou.

Balanços

No mercado nacional, a ação preferencial da Vale subiu 1,76 por cento, a 39,85 reais, e os papéis equivalentes da Petrobras avançaram 3,40 por cento, a 20,99 reais. O mercado espera a divulgação dos resultados financeiros da estatal ainda para esta noite.

A fabricante de produtos de consumo Hypermarcas avançou 3,64 por cento, a 11,68 reais, após anunciar um programa de recompra de até 9,5 por cento das ações em circulação no mercado. O anúncio ofuscou o lucro menor do que o esperado no segundo trimestre.

As ações de telecomunicações também subiram nesta sessão, com os papéis da TIM e Telesp apresentando forte alta, de 4,86 por cento e 6,22 por cento, respectivamente, principalmente por reajustes de mercado frente aos bons resultados das companhias antes do tombo do mercado financeiro na semana passada.

Os papéis da Oi apuraram ganho 1,26 por cento, a 21,80 reais. Após o fechamento do mercado, a empresa divulgou lucro líquido de 354 milhões de reais no segundo trimestre.

No exercicio de opções, 1,43 bilhão de reais correspondeu ao exercício de opções de venda e outros 936,84 milhões de reais foram de opções de compra. A opção que registrou o maior volume financeiro foi a de compra de Vale PN, a 37,07 reais por ação, com 255,74 milhões de reais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]