• Carregando...

O principal índice das ações brasileiras fechou em alta nesta terça-feira, aproveitando o maior apetite por risco no mercado externo em meio a notícias positivas sobre a dívida de países europeus.

O Ibovespa subiu 0,42 por cento, para 70.423 pontos. O giro do pregão foi de 6,431 bilhões de reais.

Enquanto a bolsa brasileira fechava, o índice Reuters-Jefferies de commodities tinha alta de 1,4 por cento. Nas bolsas norte-americanas, o índice Dow Jones e o Standard & Poor's 500 subiam cerca de 0,3 por cento.

Os ministros das Finanças da zona do euro vão discutir na próxima semana a opção de elevar a capacidade de empréstimos do fundo de resgate da região, disseram fontes nesta terça-feira. Enquanto isso, o Japão prometeu comprar títulos da zona do euro neste mês.

Além disso, "o resultado da Alcoa também veio bom", disse Pedro Galdi, analista da corretora SLW, em referência ao lucro trimestral da produtora de alumínio que inaugurou na segunda-feira a temporada de balanços corporativos nos EUA.

"E a gente continua tendo um fluxo de investidor estrangeiro positivo", acrescentou.

Nos cinco primeiros pregões do ano, o saldo de investimento estrangeiro na bolsa ficou positivo em quase 2 bilhões de reais. O número equivale a quase um terço do investimento de todo o ano passado, quando os estrangeiros compraram 5,958 bilhões de reais em termos líquidos.

Ações ligadas a commodities deram a maior contribuição para a alta do Ibovespa. A ação preferencial da Vale subiu 0,8 por cento, a 51,46 reais, e a preferencial da Petrobras ganhou 0,63 por cento, a 27,15 reais.

Entre as siderúrgicas, Usiminas avançou 1,92 por cento, a 20,69 reais, e Gerdau teve alta de 0,8 por cento, a 23,94 reais.

"Acreditamos que o setor de aço tem sido alvo de poucas compras (de ações) e que boa parte do cenário ruim para o curto prazo (queda dos preços e aumento dos estoques) já está embutida no preço dos papéis", afirmaram os analistas Edmo Chagas, Antonio Heluany e Humberto Meireles, do BTG Pactual. Eles passaram a recomendar a compra de Usiminas e elevaram o preço-alvo de Gerdau de 27 para 30 reais.

Quem destoou entre as empresas ligadas a matérias-primas foi a OGX, com queda de 2,02 por cento, a 20,33 reais. A petrolífera de Eike Batista concluiu a perfuração do poço Ilhéus, na bacia de Santos, que não se mostrou ser comercialmente viável.

As ações da Cesp, que chegaram a mostrar a maior alta do Ibovespa, perderam fôlego no final do dia e fecharam com ganho de apenas 0,27 por cento, a 29,19 reais.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou nesta terça-feira que "não há nada decidido" a respeito do futuro da Cesp, após notícias de que a companhia poderia ser federalizada por meio de Furnas, do sistema Eletrobras.

A maior alta do Ibovespa coube às ações da Tim Participações, com ganho de 4,26 por cento dos papéis ordinários, a 7,35 reais, e de 4,17 por cento das ações preferenciais, a 6,00 reais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]