• Carregando...

A inflação medida pelo IGP-M subiu mais do que o esperado no mês, basicamente por conta do comportamento dos preços no atacado, mostraram dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta segunda-feira.

O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) registrou alta de 0,47 por cento em outubro, uma aceleração frente ao avanço de 0,29 por cento apurado em setembro. O índice foi calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 de setembro e 20 de outubro.

O resultado ficou acima das estimativas do mercado. Economistas consultados pela Reuters esperavam uma alta de 0,30 por cento para o índice este mês.

De janeiro a outubro, o IGP-M acumula alta de 2,73 por cento. Nos últimos 12 meses, a inflação medida pelo índice foi de 3,13 por cento.

O comportamento do Índice de Preços por Atacado (IPA) em outubro explica em boa medida o avanço apurado no IGP-M. O IPA subiu 0,65 por cento este mês, após alta de 0,36 por cento em setembro.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), por sua vez, desacelerou de uma alta de 0,18 por cento em setembro, para avanço de 0,10 por cento em outubro.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu 0,18 por cento, ante alta de 0,09 por cento em setembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]