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Os ônibus misturam diesel e eletricidade, com chassi da Volvo e carroceria da Marcopolo | Christian Rizzi/ Gazeta do Povo
Os ônibus misturam diesel e eletricidade, com chassi da Volvo e carroceria da Marcopolo| Foto: Christian Rizzi/ Gazeta do Povo

Cinco ônibus híbridos movidos a eletricidade e a diesel foram incorporados ontem à frota de transporte do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. Com tecnologia da Volvo, os ônibus consomem até 35% menos combustível e são 90% menos poluentes. O investimento total é de R$ 4,5 milhões.

Usados para transportar turistas no interior do Parque Nacional do Iguaçu, os veículos emitem 35% menos gás carbônico e são mais silenciosos se comparados aos outros 13 ônibus que circulam na reserva hoje. Desses, oito são double deck. O valor do ônibus híbrido é 50% superior ao convencional. No entanto, o custo da manutenção é similar e há economia de combustível.

Para o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro, a chegada dos ônibus proporciona aos turistas uma melhor qualidade de visitação. "Ele vai produzir menos ruído e emitir menos gases ao meio ambiente".

A entrada de veículos particulares está proibida no Parque Iguaçu, exceto vans e táxis que levam turistas até o Hotel das Cataratas. O transporte dos demais visitantes é feito por ônibus da Concessionária Cataratas S.A., que assumiu a prestação de serviços da reserva a partir de 1999. Os ônibus transportam em média, por ano, 1,2 milhão de turistas, o que corresponde a 80% dos visitantes do parque.

Modelo

Lançado em 2010 na Europa, os ônibus híbridos fazem parte de um novo modelo de negócio da Volvo. No continente europeu a empresa não vai mais oferecer ônibus diesel para cidades grandes a partir do próximo ano.

Em Curitiba, a fabricação teve início no segundo semestre do ano passado e a Volvo já assumiu o compromisso de fornecer 200 unidades do ônibus híbrido para a cidade de Bogotá, capital da Colômbia, até dezembro deste ano. Há planos para atender outras cidades do Brasil e da América Latina a partir do ano que vem. "Esse ônibus é apenas o primeiro de um portifólio de produtos. Nos próximos cinco anos estaremos com uma linha de híbridos completa", afirma o presidente da Volvo Bus Latin America, Luis Carlos Pimenta.

Os caminhões também serão contemplados pela tecnologia híbrida. Pimenta diz que os caminhões terão na eletromobilidade uma forte alavanca para o futuro, embora em um sistema um pouco diferente dos ônibus. Na Europa, várias tecnologias híbridas já estão sendo testadas em caminhões.

Em Curitiba, a Volvo está executando um plano de expansão anunciado em 2010 que envolve um investimento de R$ 200 milhões na ampliação da fábrica. O plano possibilitou dobrar a capacidade de produção de algumas unidades, sobretudo motores e cabines.

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