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Se os atentados de 11 de setembro marcaram a estréia oficial dos blogs como fontes de notícia, o mesmo acontece agora com os microblogs, que vêm ganhando força ao divulgar detalhes do incêndio que devastou mais de 166 mil hectares na Califórnia, em quatro dias. As informações são postadas tanto por jornais quanto por internautas que vivem perto das regiões atingidas.

Os microblogs são diários virtuais atualizados via telefone celular – daí o termo "micro", pois os textos são geralmente mais curtos que os dos blogs. Atualmente, o Twitter é o serviço mais popular. Esse cenário pode mudar, pois recentemente o Google comprou o concorrente Jaiku.

Nessa onda das mensagens curtas divulgadas on-line, o jornal "Los Angeles Times" criou uma página no Twitter com notícias sobre as queimadas. Nela, exibe frases que mantêm os leitores atualizados: "parece Bagdá, mas não há tiros", "moradores usam secretária eletrônica para checar suas casas" e "escolas de San Bernardino vão fechar nesta quarta por causa do incêndio, dizem oficiais", são algumas das curtas notícias produzidas pelo jornal.

A empresa de comunicação KPBS News, divulgou o site de tecnologia "Cnet", também vem usando o Twitter na divulgação de mensagens curtas. A iniciativa também foi adotada por pessoas que moram próximas às regiões das áreas afetadas, que usam essas ferramentas de comunicação para atualizar os internautas sobre a situação no local – a página no Twitter do empresário Nate Ritter, de San Diego, também ganhou destaque no "Cnet".

Além dos microblogs, outras ferramentas on-line já "tradicionais" na cobertura de desastres atualizam os internautas em tempo real. A enciclopédia virtual Wikipedia, por exemplo, ganhou um verbete sobre os incêndios na Califórnia. O fogo também virou assunto em diversos blogs: o Google Earth Blog, por exemplo, mostra imagens das áreas do incêndio, enquanto o blogueiro Olliver Willis faz um paralelo entre o acontecimento na Califórnia e a guerra no Iraque. Já o Digg, que reúne notícias de diversos sites, traz centenas de resultados quando se faz uma busca sobre o assunto.

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