A United Phosphorus (UPL), companhia indiana especializada em defensivos agrícolas, produtos químicos e sementes, informou que fechou um acordo para comprar uma fatia de 50% da Sipcam Isagro Brasil S/A (SIB), empresa que atua no setor de proteção vegetal.

CARREGANDO :)

A Sipcam Isagro Brasil era uma joint venture com participação igualitária de 50% formada pelo grupo Sipcam-Oxon e a Isagro, ambas companhias italianas. Com a compra, a Isagro deixa de participar na joint venture, segundo o informe do grupo indiano registrado na segunda-feira, dia 7, na Bolsa de Mumbai. A Sipcam manterá sua participação, acrescentou a United Phosphorus, que não deu detalhes sobre o valor do negócio.

A Sipcam Isagro Brasil tem sede em Uberaba, Minas Gerais, e é uma produtora e distribuidora de agroquímicos. A empresa também tem uma unidade de formulação com capacidade na elaboração de diversos produtos para proteção de plantações.

Publicidade

"A UPL está muito satisfeita em anunciar essa estudada entrada no Brasil - é um mercado de US$ 7 bilhões que consta como o quinto maior mercado em defensivos agrícolas do ranking mundial" observou a companhia em seu comunicado, disponível no site da Bolsa. "Diante das elevadas barreiras de entrada nesse mercado, associadas à presença limitada da UPL localmente, a SIB representa uma oportunidade única de iniciar operações com uma escala ampla e por meio de um parceiro renomado como o grupo Sipcam-Oxon." Barreiras de entrada são os fatores que tornam mais difícil a uma organização começar a atuar num determinado segmento ou mercado.

A United Phosphorus é a maior companhia indiana de agroquímicos. No ano fiscal encerrado em março de 2010, a companhia faturou cerca de US$ 1,142 bilhão. O negócio no Brasil, de acordo com o comunicado, deve ser concluído neste mês e foi intermediado pelo YES Bank. A ação da United Phosphorus fechou em alta de 0,48% nesta terça-feira, na Bolsa de Mumbai.