• Carregando...

A inflação em Curitiba na primeira semana de janeiro dobrou em relação ao mês de dezembro. É o que garante o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), instituição que calcula os índices de preços ao consumidor (IPC) que incidem sobre a inflação. Nos últimos 30 dias, até o dia 8 deste mês, o IPC subiu de 0,30% para 0,61%.

A alta é atribuída, segundo a diretora do Centro Estadual de Estatística do Ipardes, Sachiko Araki Lira, ao período de férias escolares e a entrada da alta temporada no mês de janeiro. Desta forma, o grupo de excursão, no qual os itens relativos a viagens são calculados, passou de 19,74% em dezembro, para 33,69% na primeira prévia deste mês. Além deste, outros dois grupos foram os mais influentes no crescimento da inflação.

Os gastos do curitibano com despesas pessoas sofreram alta de 2,88%, o que representou uma contribuição em pontos percentuais de 0,47%. Se este índice tivesse permanecido estável, a primeira prévia não teria passado de 0,14%. O item empregada doméstica também apresentou alta de 10,15%, devido ao pagamento do 13.º salário no fim de 2006.

Apresentaram queda apenas os itens passagem aérea (-19,01%) e refeição com almoço e jantar (2,32%).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]