• Carregando...

As bolsas de valores da Ásia interromperam uma sequência de seis altas consecutivas, com investidores sendo pegos entre passos agressivos de bancos centrais para aliviar a crise global e dados econômicos cada vez mais preocupantes.

Importantes bancos centrais da Austrália à Europa devem cortar juros esta semana, de acordo com as expectativas do mercado, marcando mais esforços para limitar o impacto da redução no ritmo econômico decorrente da crise de crédito global que já dura 15 meses.

Ações ao redor do mundo se recuperaram na semana passada depois que o governo norte-americano ter resgatado o Citigroup, o Fed ter anunciado que vai comprar até 800 bilhões de dólares em dívidas para ajudar donos de imóveis a terem crédito e a China ter cortado juros.

"O mercado ainda está hesitante por causa das ameaças ao lucro de empresas e notícias econômicas ruins vão provavelmente pesar por enquanto nos negócios", disse Hans Kunnen, diretor de pesquisa de investimento na Colonial First State Investment, em Sydney.

O índice MSCI que reúne os principais mercados da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão recuava 0,82 por cento às 7h48 (horário de Brasília), mas está 18 por cento acima do menor patamar em cinco anos atingido mês passado. No ano, o indicador registra desvalorização de 57%.

O índice Nikkei, de Tóquio, caiu 1,35%, com investidores embolsando lucros após os mercados terem subido aproximadamente 8 por cento na última semana.

Em HONG KONG, o índice Hang Seng foi o que teve o melhor desempenho do dia na região, exibindo alta de 1,6 por cento. Papéis de exportadores ajudaram a impulsionar o mercado com informações de gastos de fim de ano elevados de consumidores nos Estados Unidos.

Dados divulgados nesta segunda-feira mostraram que as exportações na Coréia do Sul caíram 18,3% em novembro em relação a um ano antes, a queda mais forte em sete anos. O índice Kospi, da bolsa de valores de SEUL fechou em queda de 1,6%.

Um indicador da atividade manufatureira chinesa registrou a maior contração mensal em sua história de 4 anos e meio, com a queda de novos pedidos por produtos para exportação. O índice da bolsa de Xangai se valorizou em 1,25%.

Na Austrália, o indicador da bolsa de Sydney fechou em baixa de 1,6%, enquanto em Taiwan, houve valorização de 1,3%. Cingapura recuou 2,44%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]