• Carregando...

As tentativas de ataques contra usuários de redes e de internet, incluindo fraudes, envios de spams e de vírus e worms, chegaram a 191 mil em 2006, um aumento de 191% em relação aos 68 mil incidentes registrados no ano anterior no país. Somente o índice de fraudes digitais - roubos de dados pessoais e bancários - aumentou 53% em 2006.

Foi o que constatou o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), em relatório divulgado nesta quarta-feira sobre as notificações recebidas de incidentes ocorridos na internet durante o ano de 2006.

De acordo com o núcleo de pesquisas, os worms (pragas virtuais que, ao contrário dos vírus, são capazes de se propagar automaticamente) foram os principais responsáveis por esse aumento, apresentando um crescimento de 532% no volume de incidências em 2006 sobre o ano anterior.

- As notificações de tentativas de fraudes mantiveram-se estáveis ao longo do ano, fechando em um total de 41.776. Apesar de apresentarem uma tendência de queda no último trimestre, o total ainda representou um aumento de 53% com relação a 2005 - disse Klaus Steding-Jessen, analista do CERT.br, em comunicado.

No fim de 2006, diversas consultorias alertaram para as ameaças virtuais que serão mais freqüentes em 2007. Entre elas estão crimes digitais contra usuários de telefones celulares, de programas de mensagens instantâneas e de redes sociais virtuais como o MySpace.

Os dados completos do relatório podem ser acessados no site do CERT.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]