• Carregando...

O índice de emprego relacionado ao pessoal ocupado na indústria paranaense cresceu 1,8% em maio, comparado com o mesmo mês do ano anterior, segundo dados divulgados nesta quinta pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice não só é inferior aos 4,8% registrados no Brasil, como também é o menor entre os estados pesquisados.

Mas, se a indústria está contratando menos, por outro lado o Paraná apresentou 10,4% de aumento no valor da folha de pagamento real (também em relação a maio de 2009), contra 3,7% no país. Apenas Pernambuco e a média conjunta das regiões Norte e Centro-Oeste superaram o Paraná neste indicador.

O resultado da folha de pagamento é impulsionado tanto pelas negociações sindicais, que trouxeram ganhos reais ao salário do trabalhador, quanto pelo aumento da demanda de alguns setores produtivos. Quem mais contribuiu para o bom resultado em folha foram as indústrias de meios de transporte (25,8%), máquinas e equipamentos (23,5%), produtos químicos (42,5%) e alimentos e bebidas (5,5%).

Confira mais informações na edição desta sexta-feira da Gazeta do Povo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]