• Carregando...

A produção industrial paranaense caiu 13,4% em novembro de 2012, na comparação com o mesmo mês de 2011, ficando com a pior queda registrada entre os locais pesquisados. Foi a sexta taxa negativa seguida do estado nesse tipo de confronto. Os números, divulgados nesta quarta-feira (9), são Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que analisa 14 estados na pesquisa.

Na comparação com outubro de 2012, a queda da indústria do Paraná foi de 5,1%, o que caracteriza o quarto pior resultado do país. Esse resultado mensal anulou a reação tímida do setor, que havia sido constatada com a ligeira alta de outubro (2,2% em relação a setembro).

Os principais impactos negativos foram sentidos, na comparação entre novembro de 2012 e o mesmo mês do ano anterior, devido ao baixo desempenho dos setores de impressão e reprodução de gravações (-56,7%) e de veículos automotores (-26,1%). O segmento refino de petróleo e produção de álcool (-13,5%) também puxou o índice para baixo.

O acumulado entre janeiro e novembro de 2012 fechou em queda de 2,5% no estado. Nessa análise, o desempenho mais fraco da indústria no estado ficou por conta da produção de veículos automotores (-12%). O setor, segundo o IBGE, foi especialmente pressionado pela baixa na fabricação de caminhões, caminhão-trator para reboque e semirreboques.

Nacional

Na comparação entre novembro e outubro, apenas Goiás (-14,7%), Espírito Santo (-6,3%) e Pará (-6%) tiveram desempenhos piores que a indústria do Paraná. Quando a comparação ocorre entre novembro de 2012 e o mesmo mês de 2011, a indústria paranaense fica com saldo negativo de 13,4% - a marca de indústria com maior encolhimento nos 14 locais pesquisados.

Na média, a produção industrial fechou em 0,6% no Brasil. O principal destaque foi a Região Nordeste, que teve crescimento de 4,2% em novembro, ante outubro. Também apresentaram crescimento as indústrias da Bahia (3,5%), de Santa Catarina (3%), do Amazonas (2,9%), do Ceará (2,2%), do Rio de Janeiro (2,1%), de Pernambuco (1,3%) e do Rio Grande do Sul (0,4%).

Abrangência

A Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física - Regional é realizada pelo IBGE e abrange os estados do Amazonas, Pará, Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e a região Nordeste do país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]