• Carregando...
 |
| Foto:

A geração de emprego com carteira assinada desacelerou em março. No saldo entre contratações e demissões, foram criadas 111,7 mil vagas no país, número quase 36% menor que o verificado em fevereiro. A indústria e a agricultura foram os únicos setores que demitiram mais do que contrataram. Analistas acreditam que, mesmo que o desempenho da economia seja mais forte neste ano que em 2011, o mercado de trabalho deve reagir em ritmo mais moderado.

De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho, enquanto o setor de serviços abriu 83.182 vagas, a indústria fechou 5.048 postos de trabalho no mês passado. Segundo técnicos do governo, essa queda foi puxada pelo fraco desempenho das fábricas de produtos alimentícios, que fecharam mais de 25 mil vagas em março. A indústria do Paraná foi uma das exceções: no estado, o setor abriu quase 5 mil vagas no mês passado (veja infográfico).

Analistas da LCA Consultores classificaram como "muito preocupante" o desempenho do emprego industrial no país. Há duas semanas, o governo lançou um pacote de medidas para tentar ajudar o setor a enfrentar a crescente concorrência internacional. Entre as medidas lançadas está a ampliação para 11 setores da desoneração da folha de pagamento de salários.

Para o coordenador de Política Econômica e Desenvolvimento Regional do Conselho Federal de Economia, Julio Miragaya, o emprego na indústria não terá um bom ano. "A indústria vai tentar fazer mais com o mesmo número de funcionários, o que significa pisar no freio do salário e do emprego", disse. Mesmo considerando que as medidas lançadas pela presidente Dilma Rousseff estão na "linha certa", Miragaya avalia que o pacote é insuficiente para mudar de forma robusta o cenário.

Otimismo

O estrategista chefe do banco West LB, Luciano Rostagno, é mais otimista. Para ele, a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) da linha branca (fogões e geladeiras), o aumento de imposto sobre produtos importados, entre outras medidas do governo, devem dar impulso à industria nos próximos meses. O aumento no crédito, outra bandeira da equipe econômica, também deve contribuir para aumentar o consumo. "A expectativa é que o emprego na indústria volte a se recuperar um pouco", ponderou. Mas Rostagno concorda que a geração de empregos este ano no Brasil será mais modesta em 2012.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, o desempenho da geração de emprego com carteira assinada foi positivo. Em março, foram criadas 19 mil vagas a mais do que o registrado no mesmo mês de 2011. Mas, para economistas, esse resultado se deu em razão da fraca base de comparação. "A ocorrência do carnaval em março do ano passado acabou rebaixando seu volume contratado. Ou seja, a base de comparação está subestimada", afirmaram economista da LCA em relatório para clientes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]