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Empresas brasileiras e estrangeiras mostraram durante a feira da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores, que termina hoje no ExpoTrade, em Pinhais, que estão afinadas com seus clientes. Os lançamentos atendem o desejo do consumidor por praticidade e o do varejo por embalagens e novidades que permitam vender mais.

A fabricante de produtos de higiene e limpeza Ypê, de Amparo (SP), lançou um sabão em embalagem unitária, pois a maior parte das marcas distribui pacotes com diversas unidades. A Fini Guloseimas, também do interior de São Paulo e integrante do grupo espanhol Sanchez Cano, cujo carro-chefe é auma bala mastigável em formato de dentadura, vendia seus chicletes de sabor ácido em pacotes de 100 gramas. Trouxe à feira a embalagem flow-pack, unitária. "Queremos aumentar a distribuição", explica a vendedora Kaciane Bertolini.

Outros setores da indústria tentam convencer o consumidor para comprar embalagens maiores. A curitibana Tecnicare lançou há pouco tempo um "baldinho" com 450 lenços umedecidos. Só fez sucesso porque, antes dela, a multinacional Kimberley-Clark havia lançado a idéia no mercado, mas retirou o produto de linha pois o consumidor não aceitou pagar mais caro. Quem conta é o representante da fábrica paranaense, Airton Cleto. "Agora as pessoas entenderam o custo-benefício", explica. A embalagem tradicional, com 75 unidades, custa até R$ 2,80, enquanto a de 450, R$ 12,90, uma economia de quase R$ 4.

A decoração dos pacotinhos também está afinada com o público-alvo. A Fini, que produz doces infantis, acaba de lançar a bala com motivo do filme "Carros" e o marshmallow do personagem de desenho animado "Bob Esponja".

Em matéria de sabores, a indústria investe a cada ano em mais misturas exóticas. Prova disso é o sucesso de sabores desconhecidos, como a fruta grapefruit, praticamente inexistente no país. A fábrica de bebidas argentina Baggio aproveitou a brecha e trouxe o suco da fruta para o Brasil. Nos supermercados Angeloni, que já oferece o produto em Curitiba, só em julho foram vendidas 2,5 mil unidades. Vendeu mais ainda o suco que mistura laranja, pêssego, abacaxi e banana. Foram 3,9 mil unidades. "Os supermercados Condor já pediram um carregamento também", diz o vendedor Manuel Avillaga.

A banana também é o ingrediente do lançamento da americana Hershey’s, que conseguiu sofisticar o sabor da fruta considerada banal, aliada a um dos mais famosos chocolates do mundo.

Outra área de investimento das empresas do setor alímentício é a busca por produtos que atendam a um público cada vez mais preocupado com a forma física. "As vendas diet crescem 50% ao ano", conta o vendedor da Vilma Alimentos, de Contagem (MG), Jefferson Guedes.

Por isso, a também mineira Embaré quer vender caramelo diet. "Mas ainda não encontraram a fórmula", diz o gerente para a Região Sul, Haroldo Antunes Filho.

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