A elevada carga tributária e o câmbio valorizado estão acabando com a indústria nacional de bicicletas. Marcas brasileiras famosas, como Caloi e Monark, estão se rendendo às importações de peças e equipamentos, fazendo no Brasil apenas o trabalho de montagem dos veículos. Segundo fontes do setor, até 70% das bicicletas da Caloi e 100% das Monark são hoje made in China.

CARREGANDO :)

Quando um brasileiro compra uma bicicleta, quase metade do que desembolsa vai para o poder público na forma de impostos. A carga de tributos incidente sobre uma bicicleta nova equivalente ao preço das duas rodas montadas – aro, cubo, raios, rolamentos e pneus –, e do quadro.

"Infelizmente a indústria nacional está acabando. Já não se fabrica mais no Brasil catracas, correntes e câmbios. Não compensa porque é caro e lá fora a tecnologia é melhor", avalia o gerente comercial da Agência da Bicicleta, André Hain Taborda.

Publicidade

Desoneração

Tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei que concede isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para bicicletas e suas peças vendidas separadamente. O projeto também zera as alíquotas da contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins incidentes sobre as vendas de bicicletas.

Para o autor da proposta, deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), a desoneração vai baixar preços e estimular o uso das bicicletas como meio de transporte sustentável. "O meio ambiente e a saúde humana entram em equilíbrio quando esse modal se torna viável", afirma.

A proposta tramita em caráter conclusivo – não requer apreciação em plenário, bastando sua aprovação nas comissões – e ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tribu­­tação; de Constituição e Justiça; e de Cidadania.

Veja também
  • Artista cria bicicleta a partir do lixo
  • Os empreendedores do pedal
Publicidade