• Carregando...
Desempenho paranaense na produção industrial |
Desempenho paranaense na produção industrial| Foto:

A produção industrial do Paraná apresentou queda de 8,4% em janeiro, na comparação com o mesmo mês de 2008, de acordo com dados divulgados ontem pelo IBGE. Este foi o pior desempenho do indicador desde novembro de 2005.

Na comparação com dezembro de 2008, houve um aumento de 6,8% na produção industrial, sendo que o Paraná foi o estado que mais aumentou a produção no primeiro mês do ano no país. A média do Brasil ficou em 2,3%. O Paraná havia apresentado decréscimo em novembro e dezembro e acumulava queda de 13,7%. Nas duas comparações, portanto, o estado ficou acima da média nacional.

Setores

Das 14 atividades pesquisadas, dez tiveram desempenho negativo em janeiro. O setor que mais caiu foi o de veículos automotores, com decréscimo de 45,9%, na comparação com o mesmo período do ano passado. "Este é um setor que retomou a produção de forma mais intensa em fevereiro, por causa da redução do IPI [Imposto sobre Produtos Industrializados], que alavancou as vendas", diz o economista Carlos Bittencourt, professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR).

O período analisado pela pesquisa coincide com o momento em que as montadoras do estado tinham suas produções reduzidas.

Já a indústria de alimentos teve queda de 22,6%. O principal motivo é a redução das exportações. "Estamos vindo de um fim de ano complicado, principalmente se comparado à euforia anterior a crise", diz o presidente da cooperativa Cocamar, de Maringá, Luiz Lourenço. De acordo com ele, não houve impacto da demanda do mercado interno, o que pode favorecer a produção nos próximos meses.

Na outra ponta da pesquisa, a indústria gráfica foi a que mais cresceu, cerca de 125,6%. De acordo com Sidney Paciornik, presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas no Paraná (Sigep), o aumento está relacionado com a encomenda de material didático para o início do ano letivo. Ele diz que a estrutura gráfica do Paraná é mais competitiva que a de outros estados. "É provável que estejamos ‘roubando’ produção de outros estados que têm equipamentos menos atualizados." São Paulo, outro importante parque gráfico do país, teve retração de 22% neste índice.

Vendas

A queda de produção das indústrias do Paraná está ligada à queda das vendas. De acordo com pesquisa divulgada ontem pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), houve retração de 17% em janeiro, se comparado a dezembro de 2008. De acordo com a entidade, esse resultado interrompe três anos consecutivos de crescimento industrial no estado, que nos últimos cinco anos teve média de 6,34% ao ano.

De acordo com a Fiep, os segmentos que tiveram maior queda nas vendas – veículos, alimentos e refino de petróleo – são influenciados pela falta de crédito para pessoa física e jurídica e pela perspectiva de declínio da atividade econômica. O nível de emprego também registrou queda em janeiro, de 4%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]