• Carregando...

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) subiu 1,50% em setembro, ante elevação de 0,15% em agosto, com forte aceleração dos preços no atacado, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira.

O resultado ficou pouco acima da expectativa em pesquisa da Reuters de alta de 1,44%, de acordo com a mediana de 27 projeções que variaram de 1,02 a 1,54%.

Em 12 meses o IGP-M acumula alta de 4,40%. Em relação à segunda prévia de setembro houve aceleração, após alta de 1,36% no período.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60% do índice geral, teve alta de 2,11% em setembro, ante avanço de 0,14% em agosto.

Já o Índice de Preços ao Consumidor, com peso de 30% no índice geral, acelerou a alta para 0,27%, contra 0,09% visto no mês anterior.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por sua vez, registrou elevação de 0,43%, acelerando ante alta de 0,31% na apuração de agosto. O INCC responde por 10% do IGP.

O resultado do IGP-M de setembro mostra que a alta dos preços no atacado continua acelerando, em meio à recente valorização do dólar ante o real, o que aumenta as perspectivas de impacto maior sobre os preços no varejo.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel. Ele calcula as variações de preços no período entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]