• Carregando...

Em uma semana esvaziada pelo feriado, os poucos indicadores econômicos programados são relativos ao comércio, no Brasil, e à in­­flação, aqui e no exterior. O Institu­to Brasileiro de Geografia e Estatís­ti­­ca (IBGE) divulga as vendas do varejo em agosto na quinta-feira, e a previsão é que o número mostre forte avanço. Segundo relatório do Santander, um resultado forte de­­ve comprovar que não houve redução de demanda, e que o elevado número de trabalhadores com carteira assinada deve continuar pressionando os preços.

Os alimentos vêm exercendo o maior impacto sobre a inflação. Foi o que mostrou o IPCA na semana passada, e o que deve ser confirmado, na quarta-feira, na primeira prévia do IGP-M de outubro. En­­quanto a preocupação no Brasil é alta dos preços – que reforça o te­­mor de que o Banco Central ele­­ve o juro no início de 2011 –, o fantasma dos países desenvolvidos é a deflação.

Economistas esperam a ata da úl­­tima reunião norte-americana so­­bre juros para compreender a ên­­fase dada pelo banco central dos EUA aos preços abai­­xo do esperado. Para o mercado, a mensagem se­­rá um re­­cado de possível deflação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]