O Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) desacelelou em maio para um avanço de 0,09 por cento, ajudado pelo recuo nos preços de atacado, mostraram dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), nesta quarta-feira.

CARREGANDO :)

Em abril, o IGP-10 havia registrado alta de 0,18 por cento.

O Índice de Preços por Atacado (IPA) teve variação negativa de 0,01 por cento em maio, após alta de 0,03 por cento no mês passado. Assim como no mês passado, os preços de alimentos in natura contribuíram para o comportamento do índice.

Publicidade

Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu 0,20 por cento em maio, abaixo da alta de 0,49 por cento registrada em abril.

Dos sete grupos que compõe o índice, apenas Alimentação teve deflação (-0,55 por cento) em maio, com destaque para hortaliças e legumes, frutas, aves e ovos e carnes bovinas.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) avançou 0,44 por cento, seguindo a alta de 0,35 por cento no mês passado.

"A alta menos intensa foi conseqüência do menor impacto do reajuste salarial na cidade de Salvador, ao mesmo tempo em que foram captadas elevações em Fortaleza e Rio de Janeiro, por ocasião da data-base", afirmou a FGV em comunicado.

O IGP-10 foi calculado com base nos preços coletados entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês de referência.

Publicidade
Veja também
  • BC mostra previsão de juros menores e dólar acima de R$ 2
  • Bancos brasileiros ganham grau de investimento pela Fitch
  • Índice de inflação em abril foi de 0,51%, segundo cálculo do Ipardes