• Carregando...

O Banco Central avalia que a redução da inflação este ano para um patamar próximo ao centro da meta estipulada pelo governo, de 4,5%, é um cenário "irrealista".

A avaliação foi feita pelo diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton Araújo, durante divulgação do relatório trimestral de inflação.

O documento estima que a inflação fique este ano em 5,7%, mas supere o centro da meta no segundo trimestre, quando deve alcançar 6,7%. O centro da meta oficial é de 6,5%.

Para 2014, a estimativa é que o índice atinja 5,3%.

Hamilton afirmou que, apesar das previsões do banco não apontarem para uma convergência do índice para o centro da meta em 2014, há espaço para que medidas sejam tomadas no próximo ano. "Muita coisa ainda pode ser feita", afirmou. Ele não quis elencar, porém, quais instrumentos poderão ser usados, além do aumento dos juros.

Segundo Hamilton, o BC vem agindo no controle da inflação, porém outras medidas poderão ser necessárias. "O Copom acompanhará o cenário macroeconômico para definir os próximos passos de política monetária", afirmou. Ele reiterou uma frase que vem sendo repetida por autoridades do banco de que "os ciclos econômicos não foram abolidos".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]