As premiadas
Confira as 25 franquias mais inovadoras:
5àSec, Alphagraphics, Ambev, Bob´s, Casa do CONSTRUTOR, Chilli Beans, China in Box, Clube Turismo, CNA, Espetinhos Mimi, Giraffas, Grilleto, Morana (Grupo Ornatus), Havaianas, Home Angels, Imaginarium, Localiza, Multicoisas, O Boticário, On Byte, Ortodontic Center, Óticas Carol, Preparo Cursos, Rei do Mate e Uptime Consultants.
Confira 10 dicas para inovar em franquias
Consultores do Grupo Bittencourt dão orientações aos franqueadores para potencializar os esforços em inovação Leia mais
- Delivery de troca de óleo chega a Curitiba
- Senhor Garibaldi terá primeira franquia de hot dog gourmet
- As 5 empresas que mais crescem no Paraná
Alimentação, moda, bebida, perfumaria, formação, idiomas... Não há segmento nem porte de empresa que determine uma maior ou menor cultura inovadora. O que existe é um bom espaço para desenvolver essa cultura, principalmente em processos formalizados e que envolvam toda a cadeia, incluindo clientes e fornecedores. Essas são as principais conclusões da pesquisa realizada pelo Grupo Bittencourt com 100 empresas franqueadoras do país. As 25 franquias mais inovadoras foram apresentadas durante o 5º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios, realizado em São Paulo.
A escolha do tema inovação para investigar as franquias brasileiras foi determinada pelo movimento do mercado. "A concorrência de companhias internacionais que estão chegando ao Brasil imprime maior competitividade. A reinvenção dos negócios é uma questão de sobrevivência", observa Lyana Bittencourt, sócia e diretora de marketing e desenvolvimento do Grupo Bittencourt, especializado na administração de franquias.
O objetivo do estudo foi reconhecer entre as empresas franqueadoras do país as que investem na cultura de inovação, por meio de processos formalizados, estímulo à participação e orçamento dedicado à pesquisa e desenvolvimento, além de testar a temperatura do segmento de franchising na busca pela renovação de processos e modelos de negócios.
Processos e pesquisas
Um terço dos pesquisados possui processos formalizados para identificar ideias inovadoras e 37% preveem os recursos em seus orçamentos. "A maior parte, porém, ainda é reativa ao movimento de mercado, realizando mudanças identificadas por pesquisas. Também há concentração das decisões inovadoras em altos níveis hierárquicos", explica Lyana.
Uma das franquias destacadas na pesquisa é O Boticário, controlada pelo Grupo Boticário. Com uma rede de mais de 900 franqueados e 3.770 pontos de venda no Brasil e em oito países, a franquia paranaense investe 2,5% do faturamento anual em pesquisa e desenvolvimento. Além de manter uma média de 400 novos produtos lançados por ano, a empresa tem sistemas permanentes de identificação de canais e programas de estimulo à inovação, em produtos, serviços e cultura. "Para o sistema de franchising, em especial numa rede tão pulverizada, o grande desafio é estimular a inovação de maneira consistente, sem perder de vista a essência da marca e os padrões necessários para esse modelo de negócio", avalia o diretor de Desenvolvimento Multicanal e Franchising, Osvaldo Moscon.
Na área de produtos, o Grupo mantém um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, com 8 mil metros quadrados de área construída e 250 funcionários diretamente envolvidos no setor. Eventos anuais como o Fórum de Gestão e a Convenção de Franqueados ajudam a identificar opiniões e sugestões de mudanças em processos e serviços. Um exemplo é o programa de sucessão O Futuro em Nossas Mãos, que auxilia o franqueado a preparar e desenvolver competências de gestão do seu sucessor. O programa começou em 2011 e a segunda turma, com 37 sucessores, se formou em agosto de 2014. Outro grupo, com 40 pessoas, tem a formação prevista para agosto do ano que vem.
"A mais recente ação inovadora é a Universidade da Beleza, uma plataforma para treinamentos de ensino à distância e presencial e programas de reconhecimento e incentivo para consultoras, funcionários da rede e revendedoras de venda direta de O Boticário. Isso permite treinamentos modulares, fáceis e simultâneos para todos os públicos e perfis, o que facilita a prática do ensino e qualificação dos profissionais, sem deslocamento e gastos. Ganhamos em tempo, qualidade e aprimoramento da excelência no atendimento que é a premissa da marca", conta Moscon.
-
Pressão do TSE faz Google cancelar anúncios políticos em suas redes a partir de maio
-
“Clube dos ricos” recomenda que governo reduza deduções do Imposto de Renda
-
Kassab lidera frente ampla contra esquerda nas eleições em São Paulo
-
Descubra os segredos de quem paga menos impostos: IR, IPTU, IPVA e mais!
“Clube dos ricos” recomenda que governo reduza deduções do Imposto de Renda
Descubra os segredos de quem paga menos impostos: IR, IPTU, IPVA e mais!
“America Great Again”: o que pode acontecer com o Brasil se Trump vencer a eleição
Interferência de Lula no setor privado piora ambiente de negócios do país