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Miguel Krigsner caminha nos vinhedos de Concha y Toro, no Chile: retorno ao lugar que inspirou o perfume masculino Malbec, líder de vendas de O Boticário | Anna Paula Franco/Gazeta do Povo
Miguel Krigsner caminha nos vinhedos de Concha y Toro, no Chile: retorno ao lugar que inspirou o perfume masculino Malbec, líder de vendas de O Boticário| Foto: Anna Paula Franco/Gazeta do Povo

Perfil

Empresário mantém simplicidade e simpatia do início da carreira

Na presidência do Conselho Administrativo do Grupo Boticário, a figura do empresário Miguel Krigsner, bilionário listado pela revista Forbes no início do ano, com fortuna estimada em US$ 2,7 bilhões, parece inatingível. A imagem é imediatamente substituída pela simpatia e simplicidade com que trata seus interlocutores. Com elegância genuína e nenhuma afetação, fala do início da empresa, em 1977, transformada hoje na maior franqueadora do país, com 3,6 mil lojas em 1,7 mil cidades e faturamento anual varejista de R$ 8 bilhões.

Krigsner começou com uma farmácia de manipulação no Centro de Curitiba. A compra compulsória de um carregamento gigante de frascos de vidro que pertenciam ao apresentador Silvio Santos foi o início da linha de perfumaria da empresa, que transformou a indústria nacional do segmento. "Na época, o mercado era dominado pela importação e havia muito preconceito com o produto nacional. Ficava indignado com a rejeição dos clientes na primeira loja, no Aeroporto Afonso Pena."

O investimento no modelo de franquia e a aposta em um setor qualificado por ele mesmo como apaixonante transformaram a empresa em referência no mercado brasileiro. "Perfume é emoção. A memória olfativa é a mais poderosa, te leva imediatamente para determinadas situações em que aquela fragrância foi marcante", diz. Hoje, a empresa é líder no mercado interno e possui cem lojas internacionais. (APF)

Setor em alta

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o setor cresce a uma taxa entre três e quatro vezes acima do PIB. No primeiro trimestre de 2014, o crescimento real comparado ao mesmo período do ano passado foi de 4,7%. Em todo o país, os investimentos do setor somaram R$ 13,4 bilhões em 2013, divididos em R$ 8,5 bilhões em marca, R$ 3,5 bilhões em P&D e R$ 1,4 bilhão em ativos. A indústria gera mais de 4,8 milhões de empregos.

Perfumaria

Edição especial comemora 10 anos do principal produto da empresa

Outra característica da produção do perfume Malbec que está relacionada à do vinho é a das versões especiais. Desde o lançamento, foram cinco diferentes, produzidos em escala limitada: Gran Reserva 4 anos, Barolo, Duo, Gran Reserva 8 anos e Absoluto.

Para marcar os dez anos do perfume original, O Boticário vai investir R$ 30 milhões até o fim do ano para lançar o Malbec Supremo, produzido com uma essência especialmente desenvolvida nos últimos dois anos, criada a partir da co-destilação de óleos essenciais de carvalho e cedro. A substância OAK Carvalho, híbrido das madeiras originais, é exclusiva de O Boticário.

O Supremo entra no mercado após o Dia dos Namorados, como parte da campanha para o Dia do Homem, celebrado no Brasil em 15 de julho. A efeméride, trabalhada comercialmente pela empresa desde 2009, foi criada dez anos antes para incentivar os cuidados com a saúde do homem pelo professor doutor em História, Jerome Teelucksingh, de Trinidad e Tobago. A versão de aniversário do perfume deve permanecer à venda até o fim do ano, por R$ 149. O Malbec original custa R$ 109. (APF)

30% dos consumidores de Malbec são mulheres, de acordo com pesquisas do departamento de inteligência de mercado de O Boticário. E muitas para uso próprio. Pela metodologia da pesquisa Kantar Worldpanel, consultoria especializada em comportamento e consumo, Malbec é o perfume masculino mais presente nos lares brasileiros.

  • Ambiente das caves de vinho foram pesquisados para dar origem à fórmula do perfume

O réveillon de 2003 poderia ter sido uma experiência desagradável para o empresário Miguel Krigsner. Tornou-se inesquecível. Convalescente de uma cirurgia no ombro, resultado de uma fratura, a viagem em família tinha tudo para ser aborrecida por causa das limitações impostas pela recuperação. Mas foi justamente a necessidade de ficar de "molho" que aguçou a sensibilidade do farmacêutico, fundador de O Boticário, inspirando-o para a criação do produto que marcou a trajetória da empresa e que hoje é o que mais contribui para a evolução do negócio: o perfume Malbec.

Impedido de participar da visita à vinícola Concha y Toro, em Santiago, no Chile, Krigsner acabou instalado na varanda da propriedade, com a missão de esperar pelos familiares. "Foi quando uma moça muito bonita me convidou para conhecer as caves da vinícola. O ar dos porões cheios de barris e a magia da produção do vinho despertaram a minha curiosidade: por que não fazer um perfume com essa inspiração?", conta.

No DNA da marca

A missão de transformar a ideia em produto inovador foi dividida com a casa de perfumaria International Flavors & Fragrances (IFF), uma das líderes mundiais no segmento. "Tivemos um briefing extremamente detalhado. O novo perfume deveria ser sofisticado e sedutor, com a mesma característica do gestual da produção do vinho, que é milenar como a perfumaria", esclarece o perfumista Napoleão Bastos Júnior, da IFF.

Após oito meses de pesquisas, as equipes de criação chegaram à fórmula do Malbec, produzido com álcool vínico, extraído da uva e quatro vezes mais caro do que a versão neutra, e macerado em barris de carvalho franceses, em um processo industrial exclusivo, patenteado pela indústria. "Na área de inovação, Malbec está dentro do DNA da marca", observa Ana Ferrel, diretora de branding e comunicação de O Boticário.

O perfume não poderia ter tido melhor desempenho. É o campeão de vendas entre os cem itens de perfumaria do portfólio da marca. A linha criada a partir dele – entre edições especiais, sabonete líquido, hidratante e outros itens dirigidos ao público masculino – é a que mais contribui para o market share de O Boticário, que chegou à liderança nacional no segmento de perfumaria em 2013, com 28,8% de participação no mercado, de acordo com dados do Instituto Euromonitor.

Do lançamento até o ano passado foram vendidos 26 milhões de frascos de Malbec. "O empreendedor precisa inovar sempre, e isso não está distante do dia a dia. Está em estruturar duas ou três ideias", ensina Krigsner. O Grupo Boticário, que responde pelas marcas O Boticário, Eudora, Quem disse Berenice? e The Beauty Box, aplica 2,5% do faturamento da indústria em pesquisa e desenvolvimento. Em média, são 1,5 mil produtos novos por ano, 400 deles lançados com a assinatura de O Boticário.

Perfume sem cheiro de vinho

Malbec tem nome de vinho, sua produção é inspirada na vinicultura e a ideia de Miguel Krigsner era aplicar o mesmo processo na fabricação do perfume. O desafio das equipes de criação era chegar à fragrância que o chefe imaginou, em um processo inovador. "Ninguém quer cheirar a vinho. Nosso desafio era traduzir essa metodologia para a perfumaria", explica o perfumista Napoleão Bastos Júnior, da IFF, que assina a essência do perfume.

Com a ajuda de um enófilo, os pesquisadores destrincharam os descritores da bebida, em uma ferramenta conhecida como roda do vinho. Ali são definidos os aromas, paladares e sensações que a bebida pode conter: condimentos, madeiras, frescores, sabores, florais, entre outros. Com elementos comuns à perfumaria, ficou mais fácil fazer as associações e identificar caminhos. Nesta fase foi definido o uso de um tipo especial de óleo essencial de cardamomo.

Uma das tecnologias aplicadas para elencar as substâncias que poderiam compor a fórmula foi o head space, que analisa as substâncias presentes nas amostras de ar recolhidas em determinado ambiente. Para a produção da primeira versão de Malbec, foram identificadas cerca de 140 matérias-primas diferentes. "Esse é um fator que torna o perfume inimitável e único: aquele ar capturado e decomposto é inigualável. Outras amostras trarão outros elementos", diz Bastos.

Com a essência definida, a indústria encarregou-se de completar o processo de produção, adicionando álcool vínico para maceração nos barris de carvalho. "Os barris são tostados por dentro antes de receber a mistura para maceração. E essa tostagem dá ao perfume, assim como ao vinho, as características finais de notas aromáticas", explica o perfumista.

A partir dessa base, Malbec teve edições especiais ao longo dos últimos anos, além de compor uma linha completa de cuidados para o público masculino, um nicho que movimentou US$ 3 bilhões no Brasil no ano passado, 43% do mercado nacional de perfumaria. No país, a perfumaria masculina cresce cerca de 10% ao ano, desde 2009. A previsão é manter um ritmo de 7% até 2018. "É um nicho que tem um crescimento constante, sólido. Cada vez mais o homem descobre que pode assumir seus cuidados pessoais", conta o presidente do Grupo Boticário, Arthur Grynbaum. (APF)

A repórter viajou a convite do Boticário.

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