• Carregando...

A Intel oficializou nesta quarta-feira o lançamento no Brasil da linha de processadores Core 2 Duo e Core 2 Extreme, chips de núcleos duplos que assinam o fim da era Pentium nos computadores para usuários finais, desktops e portáteis.

Em evento em São Paulo, a empresa apresentou os detalhes dos dez modelos de chips, prometendo melhor desempenho e menor consumo de energia. De acordo com a Intel, os novos chips têm núcleos duplos, o que na prática permite que o computador gerencie inúmeras tarefas diferentes ao mesmo tempo - como escrever e-mail enquanto roda games e faz o download de vídeos - e com mais velocidade.

- Os processadores Core 2 Duo são simplesmente os melhores processadores do mundo. Somente com o lançamento do processador Pentium a indústria testemunhou uma revolução como essa - comparou Paul Otellini, presidente e CEO da Intel, em comunicado.

A Intel afirmou ainda que a micro-arquitetura Intel Core é baseada em tecnologia de silício de 65 nanômetros e, mesmo contando com 291 milhões de transistores, consome 40% menos energia do que os atuais chips Pentium. Os modelos de chips Core 2 Duo terão entre 1,86GHz e 2,66GHz e entre 2MB e 4MB de cache L2.

Entre outras vantagens, a nova estrutura dos chips Core permite que as fabricantes adaptem o processador em notebooks ainda mais finos. Segundo a Intel, são mais de 550 novos modelos customizados de sistemas em produção no mundo, o maior da história da empresa.

Pelo menos 17 fabricantes - Dell, HP, Semp Toshiba, Itautec, Novadata, Accept, Bitshop, CCE, CTIS, Epcom, Ibracomp, Leadertech, Login, Megaware, Positivo, Preview e Sinco - confirmaram nesta quarta-feira que a partir de setembro deste ano o mercado brasileiro terá acesso a novos modelos de computadores e de notebooks com a nova linha de processadores.

Com o lançamento do Core 2 Duo, a Intel poderá reduzir os custos dos computadores baseados em arquitetura Pentium IV, aumentar o acesso de classes de usuários que antes não poderiam comprar modelos com o chip e aumenta a pressão contra a concorrente AMD.

Em entrevista ao jornal Valor, o diretor de marketing da Intel no Brasil, Elber Mazaro, aproveitando os grandes estoques internacionais o Pentium terá os preços cortados em 30% a 40%, em média, dependendo da versão - e deixa de ocupar as máquinas topo de linha para se popularizar. O chip Celeron continua focado no público que quer baixo custo, enquanto o Pentium IV e o Pentium D (que, apesar de arquitetura anterior, já usa núcleo duplo) passam a conquistar o consumidor médio.

Os equipamentos com Core 2 Duo poderão custar entre R$ 2,5 mil e R$ 10 mil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]