• Carregando...

Os usuários chineses da Internet expressaram fúria diante do lançamento pela Microsoft de uma ferramenta contra pirataria direcionada aos usuários de computadores chineses, para garantir que eles adquiram software genuíno.

O programa "Windows Genuine Advantage", que deixa a tela do computador preta caso um software instalado não passe em seu teste de validação, é a mais recente arma da Microsoft em sua guerra contra a pirataria na China, onde a vasta maioria dos 200 milhões de usuários de computadores parece estar utilizando software falsificado, deliberadamente ou não.

"Por que a Microsoft está automaticamente conectada com o meu computador? O computador é meu!", escreveu um blogueiro irado no popular portal chinês Sina.com. "A Microsoft não tem direito algum a controlar meu software sem que eu concorde".

Outro blogueiro protestava contra o custo das versões autorizadas.

"Se o preço do software original fosse mais baixo que o do falsificado, quem compraria o falsificado?", ele escreveu.

Um visitante de um cibercafé em Pequim disse que a Microsoft estava violando os direitos das pessoas.

"Se, quando estou programando, a tela do computador escurece, isso provavelmente causará a perda de alguma informação importante", ele disse. "Quem pagará pelo meu prejuízo nesse caso?"

O advogado Dong Zhengwei, de Pequim, descreveu a Microsoft como "o maior hacker da China, com sua intrusão nos sistemas de computação dos usuários sem que estes concordem e sem autoridade judicial", segundo o jornal China Daily.

"A medida da Microsoft causará sérios danos aos computadores dos usuários e, de acordo com as leis criminais chinesas, a empresa pode ser acusada de violar e adulterar sistemas de computação", ele teria dito, segundo o jornal.

"Respeito o direito da Microsoft de proteger sua propriedade intelectual, mas ela dirige suas medidas ao alvo errado. Deveria visar aos produtores e vendedores de software falso, e não aos usuários", teria dito Zhengwei.

A gigante do software defendeu o programa em seu site como parte de seu "compromisso de ajudar a defender sua propriedade intelectual e ajudar a evitar problemas antes que eles aconteçam".

"O propósito é ajudar nossos clientes a determinar se software original está instalado em suas máquinas", disse a Microsoft à Reuters.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]