• Carregando...
César Cielo, após a conquista do ouro: para o blog Bronze Brasil, ele estragou a festa | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
César Cielo, após a conquista do ouro: para o blog Bronze Brasil, ele estragou a festa| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

São Paulo - Como toda Olimpíada, os Jogos de Pequim foram palco de superações físicas e quebras de recordes. Mas, em paralelo à competição, não foram apenas as proezas esportivas que movimentaram a internet, mas também fatos curiosos que escaparam às lentes das câmeras televisivas. A web abriu espaço para que blogueiros expressassem de maneira bem humorada o seu descontentamento com as equipes brasileiras e acompanhassem a corrida do Brasil no quadro de medalhas de bronze.

Outros fizeram o mesmo de um jeito não tão amigável, e houve até quem hackeasse o site do Comitê Olímpico Brasileiro para expressar sua indignação. Até o famoso servidor de torrents Pirate Bay ("baía pirata" em inglês) teve seus momentos de exposição durante a Olimpíada ao trocar seu nome para "Beijing Bay".

A piada apareceu depois que o Comitê Olímpico Internacional pediu ao governo da Suécia, país de origem dos "piratas", que retirasse o conteúdo ilegal do ar – uma briga que o PirateBay trava com Hollywood e as gravadoras majors há anos. Paulo Castro, diretor geral do Terra – portal que teve exclusividade na transmissão ao vivo da Olimpíada pela internet –, acredita que a web já esteja redesenhando a forma com que acompanhamos esse tipo de evento.

Durante os Jogos, cerca de 20 milhões de vídeos foram acessados no portal. No jogo da seleção brasileira de futebol masculino contra a Argentina, mais de 500 usuários participaram de um bate papo promovido pelo Terra paralelamente à transmissão da partida.

"Com três canais disponíveis, é claro que vão ser transmitidas pela tevê somente partidas de futebol e vôlei. Mas pela internet podemos cobrir também outras modalidades que antes não possuíam espaço. É a oportunidade de um fã de esgrima, por exemplo, finalmente poder assistir a um combate em tela cheia, quando quiser, durante a Olimpíada", diz Castro.

Enquanto a maioria lamentava as medalhas de ouro que o Brasil deixou escapar nesta Olimpíada, alguns blogs fizeram festa com o desempenho de nossos atletas. O Bronze Brasil (bronzebrasil2008.wordpress.com) passou dos 25 mil acessos em um único dia graças aos seus posts irônicos sobre a grande quantidade de medalhas de bronze conquistadas por nossos atletas.

Com o mote "no bronze, a gente é ouro", os blogueiros se decepcionaram com o primeiro lugar de Cesar Cielo na natação. "Ele tinha tudo para ser o grande herói dos jogos, já que poderia voltar da China com dois bronzes", diz Augusto Menezes, um dos idealizadores do blog. "Infelizmente ele não soube administrar o ritmo e chegou em primeiro."

Já o Fracasso.com.br ataca com humor ácido as derrotas brasileiras na Olimpíada. "Nosso problema não é com os atletas. Sabemos que em muitos casos eles não contam com apoio ou patrocínio. Nossa crítica é contra o ufanismo exagerado, que passa a idéia de que somos uma potência nos esportes", diz Rodrigo Ranieri, que começou a brincadeira em julho com mais três amigos.

Ao contrário do Bronze Brasil, que pretende voltar apenas para o Pan 2012, "talvez com uma cobertura in loco", o Fracasso.com. br deve continuar suas postagens – que foram acessadas por 5 mil pessoas em um só dia – após o fim da Olimpíada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]