Lista contém 12 produtos que são fiscalizados, como panetones e nozes

CARREGANDO :)
Veja também
  • Panetones com gotas de chocolate têm excesso de calorias e erros de informações nutricionais, diz Pro Teste
  • FGV avisa que há risco de faltar produtos no Natal
  • 90% dos imóveis do Litoral já estão locados para o Natal e o Ano Novo

Fiscais do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) começaram, nesta quinta-feira (3), a vistoriar supermercados de Curitiba para checar a qualidade e os pesos de produtos comercializados na época de Natal. A lista de fiscalização inclui 12 itens, segundo informações do telejornal ParanáTV, 2.ª edição.

Publicidade

Os fiscais checam as informações contidas nas embalagens e pesam cinco unidades de cada produto analisado. Caso haja suspeita de irregularidades as amostram são levadas a um laboratório para um teste mais apurado. O telejornal acompanhou uma fiscalização e uma embalagem que deveria ter 80 gramas de nozes apresentou somente 67 gramas, quando foi colocada na balança.

"Constatado que todas as unidades apresentaram problemas que atingiram um valor fora da tolerância legal, a empresa é autuada. O fabricante tem 10 dias para apresentar a defesa, para justificar o motivo da falta. As penalidades vão desde simples advertência até uma multa que pode chegar até meio milhão de reais", disse Sérgio Camargo, gerente do Ipem, ao telejornal.

Uma das dicas para evitar prejuízos é ver se o peso do alimento está bem visível na embalagem. Os produtos embalados no próprio mercado podem conter menos peso do que o indicado, pois muitas vezes os estabelecimentos não têm equipamentos de pesagem precisos. Os consumidores também devem preferir produtos com data de fabricação recente.