• Carregando...

Produtos de chocolate e pescados serão fiscalizados pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) do Paraná. O objetivo é verificar se a quantidade está de acordo com o divulgado na embalagem e se os brinquedos dispostos dentro dos ovos de Páscoa oferecem segurança para as crianças. O resultado da inspeção de Curitiba e do interior – Maringá, Londrina, Cascavel e Guarapuava – deve ser divulgado nesta sexta-feira (30).

Segundo o Ipem, os produtos são pré-fiscalizadas nos próprios estabelecimentos, com a pesagem de cinco unidades de cada item e, em caso de suspeita de irregularidade, algumas amostras são coletadas e encaminhadas para laboratório, onde é feita uma análise mais precisa.

Caso as irregularidades sejam confirmadas, o responsável pelo produto é notificado com autuação. Dependendo do grau de erro, os produtos podem ser retirados das prateleiras.

O objetivo da ação, segundo o Instituto, é assegurar ao consumidor que o produto que está sendo comprado é condizente com o estampado na embalagem.

Entre os produtos analisados estão os à base de chocolate - desde ovos até bombons, passando por barras de médio e grande porte, até colombas pascais - e os pescados em geral, com ênfase no bacalhau.

Indústrias

Além dos produtos, o órgão está fiscalizando também as indústrias de chocolate instaladas em Curitiba e Região Metropolitana. No interior, as regionais do Ipem realizam a mesma operação. O material recolhido será examinado por técnicos e, caso sejam encontradas irregularidades, a empresa poderá ser multada e o produto pode ter lotes retirados de venda.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]