O presidente da Apple, Steve Jobs, anunciou um modelo de propaganda para aparelhos móveis com o qual pretende abocanhar, já no segundo semestre, 50% do mercado de publicidade americano desse segmento.
O anúncio foi feito ontem, durante uma conferência de desenvolvedores de aplicativos para aparelhos da Apple, em San Francisco. No encontro, Jobs apresentou o aguardado iPhone4. O aparelho é o mesmo que foi encontrado em um bar da Califórnia em março e acabou parando nas mãos de um jornalista do blog de tecnologia Gizmodo.
Com contratos firmados com mais de 15 anunciantes incluindo Nissan, Unilever, Disney e Chanel Jobs pretende transformar o iAds em uma máquina de fazer dinheiro tão poderosa quanto os aplicativos. "Vamos gerar US$ 60 milhões com o iAds só neste segundo semestre, disse Jobs, que passou as últimas 8 semanas trabalhando no projeto do iAds. Os anúncios estreiam no dia 1º de julho. O mercado de propaganda para celular nos EUA este ano deve movimentar US$ 250 milhões.
Downloads
A loja de aplicativos da Apple contabiliza 5 bilhões de downloads, que renderam US$ 1 bilhão para os desenvolvedores 70% das receitas totais. No caso da publicidade, a Apple ficará com 40% da receita e 60% irá para os desenvolvedores. "Queremos que vocês criem mais e mais aplicativos gratuitos ou de baixo custo, disse Jobs para a plateia de mais de 5 mil desenvolvedores. A venda dos anúncios é feita pela própria Apple. "Vocês só precisam dizer onde no aplicativo devemos colocar os anúncios, disse Jobs.
Diferentemente das propagandas existentes nos aplicativos dos velhos iPhone, o novo sistema operacional do iPhone4 (iOS4) permite ver o comercial sem sair do aplicativo. Na tela inicial do aplicativo, o anúncio parece um simples banner, mas basta um toque para o anúncio ocupar a tela inteira e outro para sair dele.
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