• Carregando...

As ofertas primárias de ações em países do Bric, as quatro maiores economias emergentes, tiveram um início forte em 2010, com o volume de janeiro chegando a US$ 6,7 bilhões, recorde para o mês, segundo dados da Thomson Reuters.

Os IPOs no Brasil, Rússia, Índia e China corresponderam a 76 por cento da atividade global de IPOs até o momento de 2010, contra somente 5,6 por cento em janeiro do ano anterior.

Houve um total de 26 ofertas iniciais até o momento em janeiro, contra somente uma no mesmo período do ano passado. "O volume de IPOs do Bric para o início de 2010 está em seu melhor nível, em termos tanto de valor quanto em número de emissões, para qualquer janeiro registrado", afirma a Thomson Reuters. Janeiro também tem sido um mês recorde para IPOs, em termos de valor, para a Ásia.

O recorde anterior para janeiro ocorreu em 2007, quando 23 emissões levantaram 3,9 bilhões de dólares, enquanto em janeiro de 2008 o número foi de 3,5 bilhões de dólares em 22 listagens.

As emissões chinesas foram responsáveis por 67 por cento do total de janeiro, mas a maior oferta foi da produtora russa de alumínio Rusal, que levantou 2,2 bilhões de dólares. Nove dos 10 maiores IPOs do mês ocorreram na China.

No ano passado, os IPOs do Bric levantaram 63 bilhões de dólares, representando cerca de 90 por cento das ofertas nos mercados emergentes. A maior oferta inicial de ações de 2009 foi a do banco Santander no Brasil, segundo dados da Thomson Reuters.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]