• Carregando...

Alíquota de 2,5% é cobrada sobre motos, carros de passeio e caminhonetes no Paraná. Para ônibus, caminhões e carros movidos a gás natural, o porcentual é um pouco menor: 1%.

O valor do IPVA dos carros de passeio que o paranaense pagará em 2013 será até 11,4% menor, em razão da desvalorização dos veículos usados, conforme previsão da Receita Estadual. A desvalorização média em 2012 foi de 8,3% em 2012.

Outros veículos também terão redução no valor do imposto. Para caminhonetes e utilitários, a queda será de 8,4%. Os caminhões terão redução de 9%, e o imposto sobre os ônibus cairá 8,6%. Já o IPVA das motocicletas terá queda de 0,9%. Os cálculos são feitos a partir dos dados de setembro da pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

A alíquota cobrada no IPVA do Paraná equivale a 1% do valor do veículo para ônibus, caminhões e carros movidos a gás natural. Já para motos, carros de passeio e caminhonetes a porcentagem do imposto é de 2,5%.

Para quem pretende pagar o imposto com 5% de desconto e economizar na quitação do IPVA em 2013, o prazo começa a em fevereiro. Entre março e julho, a taxa pode ser paga sem desconto, conforme escala definida pelo final da placa.

A consulta aos valores poderá ser feita no site www.fazenda.pr.gov.br, no menu IPVA. O serviço estará disponível no link Valor Venal IPVA/2013, onde é possível informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e obter mais dados sobre a cobrança.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]