• Carregando...

O Iraque está considerando realizar uma quarta rodada de licitações para empresas internacionais interessadas em explorar contratos de gás, afirmaram oficiais do governo neste domingo (2).

O país "inicialmente" vai oferecer 12 blocos de exploração, disse o ministro do Petróleo, Abdul Kareem Luaibi, a jornalistas.

Ele não deu mais detalhes, mas Abdul-Mahdy al-Ameedi, chefe do departamento responsável por contratar e emitir licenças, disse à Reuters que a medida será apenas para blocos de gás, uma vez que o Iraque não precisa leiloar campos de petróleo após as duas rodadas de 2009.

"A quarta rodada que o Iraque está preparando será para a exploração de blocos de gás", disse Ameedi.

Bagdá assinou uma série de acordos com empresas globais para desenvolver alguns dos maiores campos de óleo e impulsionar seu potencial de produção de petróleo bruto para 12 milhões de barris por dia nos próximos seis a sete anos.

A produção atual é de mais de 2,7 milhões de barris por dia, disse Luaibi, acrescentando que esta é a primeira vez que se chegou a este nível em 20 anos.

"Isso foi alcançado através do esforço do Iraque e do trabalho das companhias internacionais", acrescentou Luaibi.

Membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), o Iraque detém a quarta maior reserva de petróleo do mundo, mas luta para elevar a produção de petróleo próximo de 3 milhões de barris por dia, como produzia no final dos anos 1980, antes de o país ter invadido o Kwait.

As exportações de petróleo em dezembro subiram para 1,951 milhão de barris por dia, ante 1,912 milhão de barris de novembro, segundo o ministro. Ele acrescentou que a expectativa é de exportar 2 milhões de barris por dia, devido ao excesso de petróleo estocado no mês anterior.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]