• Carregando...

O Itaú fechou o terceiro trimestre do ano com um lucro líquido de 1,8 bilhão de reais e está analisando novas aquisições de carteiras de crédito de outras instituições, informou o banco nesta segunda-feira.

Assim como tem sido feito por seus principais concorrentes, o Itaú deu detalhes sobre as operações de derivativos cambiais, que tem gerado efeitos negativos sobre as contas de algumas empresas no país, mas ressaltou que a crise financeira global não está afetando o banco.

"Estamos confortáveis com a evolução do (mercado de) crédito", foco da crise, disse à Reuters Silvio de Carvalho, diretor de controladoria do Itaú.

O Itaú BBA, unidade de banco de investimento da instituição, tinha em 24 de outubro operações de derivativos com 96 clientes. A exposição total do banco nesses produtos, a uma taxa de câmbio de 2,30 reais por dólar para liquidação no vencimento, era de 2,4 bilhões de reais.

"O valor total dessa exposição representa menos de 1,5 por cento da carteira de crédito e menos que 0,6 por cento dos ativos do conglomerado", afirmou o banco em fato relevante.

Carvalho afirmou que o Itaú pode adquirir outras carteiras de crédito de instituições financeiras, mas preferiu não dar detalhes sobre eventuais negociações, dizendo apenas que elas podem ser anunciadas em breve.

"Estamos analisando outras oportunidades... Estamos analisando outras carteiras", disse ele. "Pode ser (anunciado) em breve."

O banco resolveu antecipar a divulgação de seu resultado trimestral, assim como fez o Unibanco, na sexta-feira. Inicialmente, o Itaú planejava divulgar seu balanço em 4 de novembro.

Segundo Carvalho, a antecipação deve-se ao "comportamento do mercado de capitais que tem acontecido nas últimas semanas, com tudo acontecendo muito rápido".

CARTEIRA DE CRÉDITO

De acordo com os dados divulgados, a carteira de crédito do Itaú ao final do terceiro trimestre somava 164,5 bilhões de reais, um crescimento de 44,2 por cento em relação ao mesmo período do ano passado. Esse valor inclui avais e fianças, informou o banco.

O lucro líquido consolidado do Itaú acumulado até setembro foi de 5,9 bilhões de reais, o que representou uma rentabilidade anualizada de 26,3 por cento sobre o patrimônio líquido médio.

Carvalho informou que o banco mantém sua previsão para o crescimento da carteira de crédito neste ano, em cerca de 30 por cento, e prevê para 2009 uma expansão entre 10 e 15 por cento.

A desaceleração deve-se, segundo ele, a um desaquecimento já esperado da economia brasileira e à situação global mais adversa em decorrência da crise financeira.

O Itaú reduziu seu prognósticos para o crescimento brasileiro em 2009, de 3,5 por cento para uma faixa entre 2,5 e 3 por cento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]