• Carregando...

Erramos

Agências eram do Banestado

Diferentemente do que foi publicado na edição de ontem, as unidades deficitárias que estão sendo fechadas pelo Itaú eram antigas agências do Banestado e não do Bamerindus.

O Banco Itaú confirmou ontem que pretende fechar agências no interior do Paraná, mas não informou quantas nem quais cidades serão afetadas. O Sindicato dos Bancários de Curitiba diz que o banco pretende fechar agências em 23 cidades do estado – doze delas onde é o único banco presente. Em nota enviada pela assessoria de imprensa, o Itaú informou que, com a suspensão dos serviços prestados ao governo do estado, está "reposicionando sua rede no estado e encerrando as atividades de algumas agências."

Em outubro de 2000, depois da privatização do Banestado, o Itaú assumiu as contas do governo do estado e o pagamento de funcionários ativos e inativos. O contrato de exclusividade, assinado quando o Itaú adquiriu o controle acionário do Banestado, valeria inicialmente até outubro de 2005. Pouco antes do fim do governo Jaime Lerner, no entanto, as partes assinaram um novo contrato, prorrogando a exclusividade das contas até 2010.

Em setembro de 2005, o governador Roberto Requião assinou um decreto que anulou o termo aditivo do contrato que prorrogava a exclusividade. Em novembro de 2005, o governador determinou que, a partir de 1.º de dezembro daquele ano, as contas da administração pública estadual seriam transferidas para o Banco do Brasil e para a Caixa Econômica Federal. O Itaú entrou com ação no Tribunal Regional Federal exigindo o cumprimento do aditivo do contrato e conseguiu liminar favorável. Em março do ano passado, no entanto, o Supremo Tribunal Federal concedeu decisão favorável ao governo do estado.

Na nota divulgada ontem, o Itaú diz ainda que os serviços prestados às respectivas prefeituras e à população serão transferidos para agências próximas e que todos os clientes e autoridades estão sendo avisados sobre a mudança. Quanto aos funcionários, o banco diz que eles serão realocados para outras unidades. O banco não informou quanto são e o sindicato da categoria também não sabe o número.

O Itaú termina a nota ressaltando que, desde a privatização do Banestado, "sempre investiu na modernização e expansão da rede no Paraná". A rede do estado é composta por 350 agências, em 281 municípios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]