• Carregando...
A marca Itaú vai prevalecer: mil agências do Unibanco devem mudar de nome ao longo de 2010 | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
A marca Itaú vai prevalecer: mil agências do Unibanco devem mudar de nome ao longo de 2010| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

Os balanços do setor bancário têm mostrado que não foi ainda no terceiro trimestre que as instituições financeiras deixaram para trás a crise. Com carteira de crédito estagnada e inadimplência em alta, o Itaú Unibanco apresentou resultado em linha com o divulgado pelo banco Santander na semana passada. Hoje é a vez de o Bradesco anunciar seus números.Nos primeiros nove meses do ano, o lucro líquido do maior banco privado do país ficou em R$ 6,854 bilhões – baixa de 15,7% em relação ao mesmo período de 2008. No terceiro trimestre, o lucro foi de R$ 2,268 bilhões, o que representou recuo de 11,8% em relação ao segundo trimestre do ano.

A carteira de crédito do Itaú Unibanco se manteve praticamente estável entre os trimestres – teve leve alta de 1% – e encerrou setembro com R$ 268,69 bilhões. Em relação a dezembro de 2008, o montante ainda é 1,2% inferior.

Inadimplência elevada

No caso da inadimplência no banco, que subiu de 5,4% em junho para 5,9% em setembro, considerando os atrasos acima de 90 dias, Silvio de Carvalho, diretor-executivo de Controladoria do Itaú Unibanco, prevê que ela se estabilize no atual patamar por algum tempo. Para 2010, a previsão é de que recue para cerca de 4,5% durante o segundo semestre.

Na opinião de Kelly Trentin, analista da corretora SLW, "a inadimplência do banco atingiu um nível elevado". "O que surpreendeu é que houve alta na inadimplência da pessoa jurídica, enquanto a pessoa física ficou estável."

Marcas

O executivo também adinatou que a instituição escolheu a marca Itaú para as agências de varejo do conglomerado surgido no fim do ano passado. Em projeto piloto, 15 pontos de atendimento do Unibanco já passaram pela mudança de logotipo. O cronograma de alterações irá durar até o final de 2010, podendo se estender até o primeiro trimestre de 2011.

Cerca de mil agências do Unibanco passarão pela troca de marca. Carvalho não soube informar os custos envolvidos nessa mudança, limitando-se a dizer que o caráter técnico prevaleceu na escolha. "A marca que deve prevalecer no varejo é a do Itaú. Isso porque iremos utilizar sistemas e processos hoje utilizados pelo Itaú", disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]