As vendas da loja online de músicas iTunes Music Store, da Apple, despencaram nos primeiros seis meses de 2006, segundo dados de uma recente pesquisa. Desde janeiro de 2006, o número de transações mensais do iTunes caiu 58%, enquanto o valor médio de compra recuou 17%, levando a uma queda geral de 65% nas receitas mensais totais do iTunes, mostrou o grupo de pesquisa de mercado Forrester, em levantamento realizado com consumidores americanos.
- É muito cedo para avaliar se esta queda foi sazonal ou se os compradores estão chegando ao seu nível de saturação de música digital - afirmou a Forrester no relatório que foi divulgado a seus clientes na última semana e disponibilizado para a Reuters nesta quarta-feira.
A loja virtual da Apple é a mais popular central de músicas digitais no mundo, que já vendeu mais de 1,5 bilhão de faixas e dezenas de milhões de programas de TV e filmes, afirma a Apple.
A queda ocorre após um período de forte crescimento. O número de transações mensais do iTunes cresceu sete vezes, de quase duas vendas para cada mil lares em abril de 2004, para cerca de 17 em janeiro de 2006. Nesse período, o valor médio de transação praticamente dobrou, de US$ 3,55 para US$ 6,69.
A Forrester analisou 2.791 compras com cartões de crédito e débito no iTunes, feitas entre abril de 2004 e junho de 2006. A maioria dos consumidores comprou apenas algumas músicas por vez, enquanto a média foi impulsionada por número menor de grandes compradores.
Um porta-voz da Apple na Europa afirmou, em uma mensagem por e-mail, que a "constatação de que as vendas do iTunes estão lentas é simplesmente incorreta". A Apple não quis fornecer detalhes referentes a dados recentes de vendas.
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