• Carregando...

O governo japonês manteve a avaliação sobre a economia do país inalterada apesar de dados que mostraram na semana passada forte retomada do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

``A economia está se recuperando, apesar de haver algumas fraquezas no consumo'', informou o governo em relatório mensal que usou as mesmas palavras pelo quarto mês consecutivo.

O governo se manteve firme à visão de que o consumo doméstico tem sido essencialmente estável, mesmo apesar de dados da semana passada terem mostrado uma forte retomada do consumo nos três meses encerrados em dezembro, ante a contração no trimestre anterior.

Os dados do PIB mostraram que a economia japonesa cresceu em geral 1,2 por cento no quarto trimestre, puxada por consumo privado, que subiu 1,1 por cento.

Mas um representante sênior do gabinete japonês disse que o consumo doméstico apenas compensou a queda entre julho e setembro, recuperando níveis que tinha atingido no trimestre de abril a junho.

O mercado especula que o Banco Central do Japão irá aumentar o juro do país na reunião de dois dias que acaba na quarta-feira. As expectativas baseiam-se nos dados de PIB e em recentes comentários do presidente do BC japonês, Toshihiko Fukui.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]