• Carregando...

As agências dos bancos Itaú, Bradesco e HSBC, que estavam fechadas em Curitiba e Região Metropolitana devido à greve da categoria, deveriam reabrir nesta sexta-feira (27) por determinação da Justiça. Os três bancos entraram com ações e obtiveram, por meio de ações diferentes, um documento chamado interdito proibitório que garante a abertura das agências. O sindicato que representa os bancários foi notificado das decisões nesta quinta-feira (26).

No caso do Itaú, conforme consta na notificação da Justiça ao Sindicato dos Bancários de Curitiba, foi determinado que os funcionários não devam ser impedidos de entrar nas agências. A multa estabelecida para o caso de descumprimento da decisão é de R$ 10 mil por dia, ao sindicato. O prazo para recorrer desta decisão é de 15 dias.

Já na situação envolvendo as agências do Bradesco, a multa por descumprimento é de R$ 50 mil por dia. A decisão determina, inclusive, a retirada de cavaletes e faixas que indicam a greve. O prazo para o sindicato recorrer desta decisão é de cinco dias.

De acordo com o Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR), a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Credito do Paraná e o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e Financiários de Curitiba e Região foram notificados nesta sexta-feira. Assim como os mandados expedidos a favor do Itaú e do Bradesco, a decisão para o HSBC define que as entidades de classe mantenham condições para as agências funcionarem, sob pena de multa diária.

Balanço

Apesar da determinação da Justiça, muitas agências, de diversos bancos, permanecerem fechadas neste oitavo dia de paralisações da greve dos bancários deste ano. Nesta sexta-feira, 284 agências bancárias permanecem fechadas, número menor que o do dia anterior. Em balanço desta quinta-feira (26), o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região relatou que 378 agências não abriram, o que representa cerca de 70% do total. No Paraná foram 1.133 unidades fechadas, em um universo de 1.591.

Nesta sexta, boa parte das agências dos bancos começaram a funcionar. As do HSBC devem retomar atividades na segunda-feira (30). De acordo com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), braço patronal da Federação Brasileiros de Bancos (Febraban), "agências podem ter voltado a funcionar normalmente por não existirem mais bloqueios nas portas".

Na tarde desta sexta-feira, a Gazeta do Povo monitorou o funcionamento de oito agências do Itaú e do Bradesco no Centro de Curitiba. A maioria funcionou, com exceção de uma agência do Itaú localizada nas esquinas entre as ruas Desembargador Westphalen e Pedro Ivo. Muitas agências permanecem com alertas (adesivos e faixas) relacionadas à greve, o que explica a baixa procura nas unidades já abertas.

A Gazeta tentou contato por telefone com representantes do sindicato e da federação no fim da tarde de hoje, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.

Outro lado

O Itaú foi contatado e relatou, via assessoria de imprensa, que não vai se pronunciar sobre o assunto. O Bradesco, via assessoria, também disse preferir não se manifestar. A assessoria de imprensa do HSBC não foi localizada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]