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Mais de mil pessoas entre funcionários da Varig, interessados na compra da empresa e equipes de imprensa assistiram ao leilão da mais importante companhia aérea do país, realizado nesta quinta-feira no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Num clima de muita expectativa, especialmente por parte das centenas de funcionários presentes, foi feito apenas um lance, abaixo do preço mínimo estabelecido para a companhia.

Surpreendentemente, a oferta partiu de um consórcio (NV Participações) que representa o Trabalhadores do Grupo Varig (TGV), enquanto os investidores mais prováveis (GOL, TAM, Ocean Air e o fundo americano Brooksfield) não se manifestaram, embora tivessem enviado representantes que se qualificaram para participar do processo.

Na prática, foram realizados dois leilões consecutivos nesta quinta-feira, sendo que no primeiro, no qual havia um preço mínimo para as ofertas, não houve lances.

Havia duas propostas em questão: a venda da Varig Regional (com as operações domésticas), cujo valor mínimo era de US$ 700 milhões, e da Varig Operações (incluindo as rotas internacionais), que tinha o preço mínimo de US$ 860 milhões.

O leilão foi aberto pouco depois das 10h e os investidores tiveram até as 11h para se qualificar para a compra. NV Participações, GOL, TAM, Ocean Air e o fundo americano Brooksfield apresentaram os documentos. Os grupos AeroLB (a companhia portuguesa TAP, junto com investidores brasileiros e de Macau) e Amadeus (sistema de reservas), que haviam acessado informações sobre o leilão nos últimos dias, não se cadastraram.

O leiloeiro Acir Joaquim da Costa deu então três minutos para que os investidores fizessem os primeiros lances pela companhia. Os interessados pela Varig Regional deveriam entregar um envelope branco ao condutor do leilão. Os interessados pela Varig Operações, um envelope azul. Houve forte expectativa, mas ninguém entregou os documentos.

O leiloeiro fez então um intervalo de cinco minutos e abriu um novo leilão, em que seriam aceitos lances livres pela companhia. Outros três minutos foram concedidos e apenas o representante do TGV entregou o envelope, azul, sendo ovacionado pelo restante dos funcionários.

O envelope foi aberto, a proposta foi brevemente analisada pela mesa e o leiloeiro encerrou a sessão depois de resumir o lance: R$ 1,010 bilhão (cerca de US$ 449 milhões), sendo apenas R$ 285 milhões em dinheiro. Acir anunciou que o juiz Luiz Roberto Ayoub, da 8ª Vara Empresarial do Rio, teria 24 horas para avaliar a proposta. Esse prazo, que segundo o juiz já estava estabelecido, não era de conhecimento público.

Ayoub fez um discurso inflamado sobre a companhia antes do início dos trabalhos. O leilão, realizado no hangar da Varig no Aeroporto Santos Dumont, foi duas vezes interrompido pelos aplausos dos funcionários, quando aeronaves da companhia pararam brevemente ao lado do local do leilão, durante o trajeto do estacionamento para a pista de pouso e decolagem, num gesto dos pilotos para marcar a presença. O piloto da segunda aeronave chegou a abrir a janela e exibir uma grande bandeira do Brasil para seus colegas.

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